Clipping

Voltar

Algarve e Andaluzia combatem cancro

08 de Abril 2010

As «1ª Jornadas Transfronteiriças de Detecção Precoce do Cancro» , que decorrem no Carvoeiro nos dias 8 e 9 de Abril, serão realizadas no âmbito do Observatório de Saúde, estrutura independente constituída pelas regiões de saúde do Algarve e Andaluzia, no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha - Portugal (2007-2013).

Trata-se de cooperações para analisar e acompanhar problemas de saúde nas duas regiões ibéricas, proporcionar formação conjunta e contínua de profissionais de saúde do Algarve e da Andaluzia, trocar experiências e boas práticas, e promover intervenções diagnósticas e terapêuticas partilhadas, segundo os organizadores.

Entre os intervenientes contam-se médicos na área da psico-oncologia, que prestam cuidados directos a doentes oncológicos, bem como especialistas envolvidos nos rastreios do cancro da mama, cancro do colo do útero e do cancro do cólon e recto, de ambas as regiões de saúde.

Será ainda abordada a questão dos aspectos éticos relacionados com os rastreios de cancro, por um painel de especialistas portugueses e espanhóis e com a participação do Professor Rui Nunes, Presidente da Associação da Bioética Portuguesa.

A sessão oficial de abertura das 1ª Jornadas Transfronteiriças de Detecção Precoce do Cancro será realizada no dia 9 de Abril, com a presença do presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS) Rui Lourenço e da Subdirectora de Gestión Hospitalaria y Planificación da Dirección General de Asistencia Sanitaria, Servicio Andaluz de Salud, Fernanda Raposo Tirano.

Por Observatório do Algarve a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias