Clipping

Voltar

CAB dá ajuda à Liga Portuguesa contra o Cancro

18 de Novembro 2010
O Núcleo Regional da Madeira “uniram-se”, na noite de ontem, no Pavilhão da colectividade, no bairro da Nazaré, para um jogo de solidariedade/recolha de fundos. Ao JORNAL, o presidente do CAB, Francisco Gomes, afirmou que a iniciativa surgiu do facto de «reconhecermos que a Luta Contra o Cancro é uma causa nobre, que merece ser apoiada e nós, como instituição desportiva e social, devemo-nos nos associar a esse tipo de causas». Por outro lado, segundo o dirigente, o “jogo” (de Basquetebol, naturalmente) resulta «da vontade de o CAB de se afirmar, cada vez mais, não só como clube desportivo, mas também virado para as causas sociais». Assim sendo, continuou, «a razão pela qual estamos hoje (ontem) aqui é simples: acreditamos que explorar o desporto apenas na sua vertente de competição é um desperdício. Ou seja, o Desporto tem de ser vivido na sua plenitude e encarado como veículo de sensibilização das pessoas, para os assuntos importantes da nossa sociedade».

Ainda a semana passada, disse o líder dos “Amigos”, «o CAB esteve presente numa visita ao Centro de Paralesia Cerebral da Madeira e decidimos não a publicitar, porque queríamos transmitir a mensagem de que estávamos lá “de corpo e alma” e que acreditamos no que estamos a fazer». Do mesmo modo, confessou Francisco Gomes, «estamos a estudar várias outras parcerias, com outras instituições, como por exemplo a Cáritas, com o mesmo objectivo que estamos aqui hoje (ontem)». Sem se deter, recordou, que «não é a primeira vez que o CAB se associa à luta Contra o Cancro. No início do mês, estivemos envolvidos numa recolha para esta mesma Liga, não só no nosso Pavilhão, mas também em toda a comunidade envolvente».

O “jogo” de ontem, além de elementos ligadas ao Basquetebol, contou com políticos, funcionários públicos e figuras mais ou menos conhecidas da sociedade madeirense, todos juntos em “Um Cesto por uma Causa”. Relativamente à verba recolhida, Francisco Gomes afiançou não saber o valor. «Colocámos, na entrada do Pavilhão, caixas opacas onde as pessoas podem depositar o seu contributo. Nem mesmo no final do “jogo”saberemos quanto foi angariado, pois tudo isto tem de valer para além do aspecto financeiro».

CD “Os Especiais” no Mundial

Em Tondela continua a decorrer, até domingo, o 6.º Campeonato do Mundo de Basquetebol INAS-FID. O 2.º dia deste evento, organizado pela Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual, foi marcado pelo eterno dérbi, em masculinos, entre Portugal e Brasil, com domínio dos lusos e triunfo por 64-48. Nos outros jogos, a Venezuela derrotou a Argentina (81-40) e a Grécia bateu a França (83-27). Já ontem, Portugal saiu derrotado diante da Venezuela por 41-54, onde os contra-ataques adversários fizeram a diferença. Na competição feminina, a Austrália impôs-se ao Brasil (94-38), ao passo que Portugaldefrontou a Austrália e venceu por 98-19. No “Mundial” de Basquetebol actuam três atletas masculinos e quatro femininos - acompanhados pelo técnico-adjunto (Duarte Sousa) - dos madeirenses do Clube Desportivo “Os Especiais”. A Selecção masculina de Portugal é a detentora actual do título de campeã do Mundo, conquistado em 2006, no Japão (Yokohama).
Por Jornal da Madeira a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias