Clipping

Voltar

Caminhada para ajudar LPCC

25 de Março 2010
Grupo de seis alunas da Escola Sec. de Anadia - no âmbito da Área de Projecto, com o tema “Oncologia” - organiza caminhada solidária que junta cerca de 75 pessoas e arrecada mil euros, que vão agora reverter para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Mesmo sobre a ameaça de chuva, 75 pessoas participaram na iniciativa “Vem caminhar para ajudar”, que se realizou no sábado, dia 20, com concentração e partida da Escola Secundária de Anadia (ESA).

A actividade solidária foi organizada por um grupo de seis alunas - Daniela Santos, Diana Almeida, Joselina Almeida, Marta Santos e Sara Duarte - do 12º A, no âmbito da Área de Projecto e com o tema “Oncologia”, atingindo a quantia de mil euros, que vai reverter directamente para a Liga Portuguesa Con-tra o Cancro (LPCC).

Marta Santos, uma das alunas responsáveis pela organização da caminhada, explicou a escolha do tema “por todas pretendermos seguir a área de Saúde e também por ser um assunto muito actual”.

Fátima Branco, professora responsável pela Área de Projecto das seis alunas, deixou alguns “alertas para a vida” e lembrou que a qualquer momento “este ‘caranguejo’ pode atravessar-se nas nossas vidas”. E com alguma emoção, a docente falou de uma professora da ESA que está com esta doença.

O director da ESA, Luís Santos, que também não faltou à actividade, referiu que o São Pedro quis ajudar na iniciativa, evitando a chuva e recordou que “estas coisas não são só dos outros. São nossas também. É muito importante termos consciência de trazer os pais, irmãos e amigos à escola, que tem uma forte ligação à comunidade, sempre que nos surgem estes te-mas, que nos fazem reflectir um pouco”.

O director terminou, dizendo que “este ‘caranguejo’ não é específico de ninguém e pode passar na nossa vida a qualquer momento”. 

Nos cerca de 75 participantes incluiu-se um voluntário do núcleo regional centro da LPCC, representante há 18 anos no concelho de Anadia. Armindo Vieira, da Moita, congratulou-se com a iniciativa e sublinhou algumas das actividades da LPCC, como o rastreio do cancro da mama, que da última vez que esteve no concelho teve a sua viatura em Anadia durante dois meses.

O projecto das seis alunas iniciou com a recolha de patrocínios pelos estabelecimentos comerciais, para minimizar os custos da corrida e aumentar o lucro para a LPCC. A partida foi dada na ESA, cami-nhando os participantes pelas ruas da cidade até aos Bombeiros Voluntários de Anadia onde - por causa da chuva, que teimava ameaçar - foi distribuído um lanche e brindes e também vendido espu-mante pelas alunas. No final, acabaria por não chover.

“Conseguimos atingir os mil euros, uma quantia que para nós faz um saldo muito positivo da actividade, quando se trata de uma iniciativa apenas de um grupo de Área de Projecto de seis alunas”, disse Marta Santos.
Por Jornal Litoral Centro a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias