Clipping

Voltar

Cancro do Colo do Útero sofreu «baixa significativa»

15 de Março 2011
A incidência do cancro do colo do útero sofreu «uma baixa muito significativa» em Portugal, em especial na zona centro, onde se situa abaixo da média europeia, revelou o presidente da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG).

Em declarações à Lusa, Carlos Oliveira afirmou que na zona centro a incidência deste tipo de cancro é de 8,5 casos em cada 100 mil mulheres por ano, um número que é já mais baixo do que a média europeia (que se situa entre os nove e os 9,5 casos).

«O nível nacional está também já próximo da média europeia», disse, acrescentando que na origem desta diminuição do número de casos deste tipo de cancro está «o rastreio».

Segundo Carlos Oliveira, a vacina contra a infecção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), que faz parte do plano nacional de vacinação, «ainda não teve tempo de ter impacto».

Em contrapartida, o cancro da mama «tem vindo a aumentar em Portugal, embora lentamente», o que leva Carlos Oliveira a referir que este dado «está de acordo com o desenvolvimento socioeconómico da população e com o envelhecimento» desta.

Com rastreio, disse, «baixa o número da incidência do cancro do colo do útero, mas não baixa o do cancro na mama, apenas o permite detectar de forma precoce, tornando mais de 80 por cento dos casos curáveis».

Relativamente aos casos de cancro do endométrio e do ovário, «as cifras estão estáveis», disse Carlos Oliveira, referindo que relativamente ao primeiro a incidência «já ultrapassou a do colo do útero, estando nos 10 novos casos em cada 100 mil/ano», enquanto que no segundo a ocorrência é «a mais baixa, situando-se entre cinco a seis casos por 100 mil por ano».

A «evolução na incidência e mortalidade do cancro ginecológico e da mama em Portugal» estará em debate no sábado, pelas 16:30, no âmbito do 19.º congresso Português de Obstetrícia e Ginecologia, que decorrerá a partir de quarta-feira no Porto.
Por TVI24 a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias