Clipping

Voltar

Desfile de moda alerta para o cancro da mama

14 de Outubro 2010

O Movimento Vencer e Viver(MVV) do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro organizao PINKFASHION, um desfile de moda, no dia 24 de Outubro, no Convento deSandelgas, em Coimbra, pelas 16:55. Esta iniciativa tem como principalobjectivo alertar para a prevenção e detecção precoce do cancro da mama, avançaa Liga no seu site.

"Com esta iniciativa,queremos dar a conhecer possibilidades e facilidades na recuperação de umaimagem em tempos já esquecida. É importante alertar e sensibilizar os jovenspara esta temática, motivá-los para redobrarem a sua atenção, conhecerem o seucorpo, não ignorarem qualquer dúvida e para serem solidários", sublinhaSalete Bastos, coordenadora nacional do Movimento Vencer e Viver e responsávelpela organização do PINKFASHION.

Rui Terra é o introdutor doevento, onde serão apresentados modelos de três lojas de roupa de Coimbra:Quina Lopez, Junior's e The Gang. Nesta iniciativa participam 32 manequinsentre os 7 e os 60 anos. As alunas da Escola de Dança do Colégio Rainha SantaIsabel de Coimbra serão responsáveis pela abertura e pelo encerramento do espectáculo.

A concretização desteevento conta com o grande envolvimento e ajuda de diversas entidades e temtambém como objectivo a angariação de fundos para o Núcleo Regional do Centroda Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Programa
Às 16:55, há uma recepção aos convidados, seguindo-se um cocktail pelas 17:15 ea apresentação do evento às 17:30. Às 17:45, a Escola de Dança do ColégioRainha Santa Isabel de Coimbra abre o evento, seguindo-se um solo de violino,um desfile e uma actuação do Colégio Rainha Santa Isabel de Coimbra.


A iniciativa termina com a entrega dos prémios do sorteio às 18:30. Estepassatempo decorre até ao dia do desfile, sendo que após inscrição, oparticipante entra num sorteio de três prémios surpresa “mulher”.


Movimento Vencer e Viver

O Movimento Vencer e Viverestá aberto a todas as mulheres com cancro da mama. Para além da sensibilizaçãopara a prevenção e detecção precoce do cancro da mama, o trabalho promovidopassa pelo apoio físico e emocional à mulher. Existe uma linha telefónica (912350 150), onde as mulheres podem conversar com uma voluntária e obterinformações sobre o MVV e os serviços que disponibiliza.

Adaptado do modelodesenvolvido nos EUA, o MVV existe em Coimbra desde 1986. Encontra-se também em funcionamento em Aveiro,Castelo Branco, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu. É desenvolvido e financiadopela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito do Núcleo Regional do Centro.

Anualmente são detectadoscerca de 4500 casos de cancro da mama em Portugal e 1500 mulheres morrem porano com esta doença. A patologia representa 23% dos casos de cancro que afectama mulher. O cancro da mama é a primeira causa de morte das mulheres entre os 35e os 55 anos e a segunda entre as mulheres de todas as idades. Calcula-se queuma em cada dez mulheres irá desenvolver cancro da mama.

Por Portal de Oncologia Português a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias