Clipping

Voltar

Estudo indica mecanismo do azeite contra cancro da mama

01 de Julho 2010
Investigadores da Universidade Autónoma de Barcelona, em Espanha, anunciaram, este mês, a descoberta de um mecanismo pelo qual o azeite extra-virgem - ao contrário de outros óleos vegetais - pode ajudar a proteger contra o cancro da mama.

Num artigo na revista Carcinogenesis, os cientistas descrevem a completa «cascata de sinais» dentro das células tumorais na mama provocada pelo azeite, e destacam que os benefícios incluem a redução da actividade de um gene causador de cancro chamado p21Ras, mudanças nos mecanismos de sinalização de proteínas específicas, o estímulo da morte das células doentes e a protecção do ADN contra danos.

Parte de um projecto de 20 anos, o estudo foi realizado com um modelo experimental animal em laboratório, comparando o efeito do azeite com o do óleo de milho. E demonstrou que o azeite estaria associado a uma maior incidência de tumores benignos na mama, ao mesmo tempo em que reduzia a actividade do gene causador do cancro, suprimindo a proliferação descontrolada das células e o crescimento dos tumores.
Por Diário Digital a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias