Clipping

Voltar

Liga apoia investigação portuguesa em oncologia

02 de Junho 2010
A LigaPortuguesa Contra o Cancro (LPCC) quer, através de uma bolsa, estimular oestudo e a investigação clínica e/ou epidemiológica na área da oncologia, porconsiderar que a investigação nesta área “é, por factores de ordem vária, dedifícil implementação no nosso país”.

Esta bolsa, no valor de cinco mil euros, será atribuídaanualmente, com possibilidade de renovação por mais um ano. A esta bolsa podem concorrer cidadãos portugueses com idadeaté 35 anos inclusive, licenciados por universidades nacionais e internacionaisreconhecidas e cuja actividade no âmbito da oncologia esteja ligada ainstituições nacionais.

A direcção da LPCC nomeará um júri constituído por cincoelementos, três deles dos quadros dos três Centros do Instituto Português deOncologia Francisco Gentil e que serão indicados pelos respectivos Conselhos deAdministração.

As candidaturas devem ser enviadas, até 31 de Dezembro de2010, para os Serviços Administrativos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, emLisboa.

Regulamento - De acordo com o descrito no regulamento deatribuição desta bolsa, deverá ser apresentado, pelo candidato, “um projecto deinvestigação devidamente especificado, descrevendo as bases científicas dotrabalho, método, o objectivo e respectivo orçamento”. Terminado o prazo de entrega dos projectos de investigaçãosubmetidos a concurso, o júri terá que decidir sobre o projecto escolhido,devendo elaborar acta da reunião na qual constatarão as decisões tomadas e suasjustificações O bolseiro escolhido deverá enviar, semestralmente, à direcção daLiga Portuguesa Contra o Cancro, relatório da evolução do seu trabalho deinvestigação e resultados obtidos.

Refira-se que a Liga Portuguesa Contra o Cancrodisponibiliza este ano 292.500 euros para investigação e 65 mil euros para formaçãode profissionais de saúde. Em 2009, o investimento da LPCC em investigaçãochegou a quase 290 mil euros.

Fundada, legalmente, a 4 de Abril de 1941, por proposta deFrancisco Gentil, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem fundamentalmente doisobjectivos: a Humanização e a Solidariedade. A Liga Portuguesa Contra o Cancroé uma associação cultural e de serviço social, privada e declarada de utilidadepública, que promove a prevenção primária e secundária do cancro, o apoiosocial e a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação einvestigação em oncologia.

Tem como finalidades divulgar informação sobre o Cancro epromover a educação para a saúde, nomeadamente quanto à sua prevenção;contribuir para resolver a situação dos doentes oncológicos em todas as fasesda história natural da doença; cooperar com as Instituições envolvidas na áreada oncologia, nomeadamente com os Centros do Instituto Português de Oncologiade Francisco Gentil; estimular e apoiar a formação e a investigação emoncologia; estabelecer e manter relações com Instituições congéneres, nacionaise estrangeiras; contribuir para o apoio social e a humanização da assistênciaao doente oncológico; e desenvolver, isoladamente ou em colaboração com outrasentidades, estruturas para a prevenção primária, diagnóstico, tratamento ereabilitação em Cancro.
Mais recentemente, em 2006, foi-lhe conferido o título deMembro Honorário da Ordem Militar de Cristo, pelo Grão-Mestre das OrdensHonoríficas Portuguesas, o Presidente da República Portuguesa.

SAIBA MAIS: www.ligacontracancro.pt
Por Diário de Aveiro a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias