Clipping

Voltar

Movimento 'Vencer a Vida' já tem serviço de apoio no Hospital S. Teotónio

06 de Julho 2010
A LigaPortuguesa Contra o Cancro criou o Movimento Vencer e Viver (MVV), um serviçoque oferece apoio a todas as mulheres com cancro da mama, familiares e amigos,desde que é conhecido o diagnóstico e em todas as fases da doença.

Em Viseu, este serviço funciona no Hospital S. Teotónio eestá aberto a todas as mulheres com cancro da mama. As voluntárias, mulheresque passaram pela experiência da doença, encontram-se disponíveis para dar umtestemunho de esperança, aconselhando a mulher a lidar com os seus medos epreocupações, bem como na aquisição de material ortopédico a preços reduzidos,nomeadamente, próteses e suportes mamários, fatos de banho adaptados, entreoutros produtos.

O trabalho promovido pelo MVV, além da sensibilização para aprevenção e detecção precoce do cancro da mama, passa, sobretudo, pelo apoiofísico e emocional à mulher. A nível hospitalar, por exemplo, as voluntáriasvisitam as mulheres internadas ou a receber tratamento nos serviços deGinecologia e Hospital de Dia. Nesta visita fazem a distribuição gratuita de uma prótese dealgodão provisória à mulher mastectomizada (mulher a quem foi retirada a mama),de um manual de apoio, entre outros materiais.

Através do MVV, a mulher, familiares e amigos poderão obterapoio psicológico gratuito na Unidade de Psico-Oncologia da Liga em Coimbra. O MVV, emcomunicado, informou também que tem as portas abertas para a entrada de novasvoluntárias, isto é, mulheres que também passaram pela experiência de cancro damama e que considerem que, com o seu testemunho poderão ajudar outras es aviver a doença.

O 'Vencer e Viver' apoiou directa ou indirectamente mais de 10.000mulheres nos últimos dois anos. Adaptado do modelo desenvolvido nos EstadosUnidos, o MVV foi criado na região Centro em 1986. Encontra-se também em funcionamento em Aveiro,Castelo Branco, Covilhã, Guarda e Leiria. É desenvolvido e financiado pela LigaPortuguesa Contra o Cancro no âmbito do Núcleo Regional do Centro.

O cancro da mama é o tumor maligno com maior prevalência nomundo industrializado e o mais comum no sexo feminino. Todos os anos na UniãoEuropeia, 331 mil mulheres são diagnosticadas com cancro da mama, e 90.000morrem com esta doença. Em Portugal, é também a forma de cancro mais frequentena mulher, registando-se aproximadamente 4.500 novos casos e 1.500 mortesanuais.

Por Diário de Viseu a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias