Clipping

Voltar

Movimento Vencer e Viver procura voluntárias

06 de Julho 2010
São pertode 30 núcleos em todo o país e estão a angariar novas voluntárias. O MovimentoVencer e Viver da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que existe em Coimbra desde1986, prestou apoio, directa ou indirectamente, a mais de 10 mil mulheres comcancro de mama nos últimos dois anos, e está de portas abertas a voluntárias,ou seja, a mulheres que passaram pela experiência da doença e considerem quepodem ajudar.

O Movimento Vencer e Viver (MVV) funciona na Rua Pedro Monteiro, nº 122, desegunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h00. Ali, asvoluntárias estão disponíveis para dar o seu testemunho de esperança,aconselhando as mulheres a lidar com os seus medos e preocupações, dando-lhestambém apoio na aquisição de material ortopédico a preços reduzidos,nomeadamente próteses e suportes mamários, fatos de banho adaptados,cabeleiras, lenços, entre outros.

Há ainda a sensibilização para a detecção precoce do cancroda mama, no entanto, o apoio físico e emocional é mesmo a vertente principal dotrabalho do MVV. A nível hospitalar, as voluntárias visitam as mulheresinternadas ou estão com elas quando recebem tratamento no IPO-Coimbra, nos HUCe na Maternidade Bissaya Barreto. Nesta visita, transmitem o seu testemunho efazem a distribuição gratuita de uma prótese de algodão provisória à mulhermastectomizada e de um manual de apoio.

Através do MVV, a doente, familiares e amigos podem obterapoio psicológico gratuito na Unidade de Psico-Oncologia da Liga PortuguesaContra o Cancro. O movimento dispõe ainda de uma linha telefónica (912 350 150)e de um espaço inovador que pretende apoiar as mulheres na adaptação à sua novaaparência.
As pessoas interessadas em tornar-se voluntárias podem,então, contactar o Movimento Vencer e Viver na Rua Pedro Monteiro ou atravésdos contactos 239 838 295 e 918 457 475 e ainda pelo endereço electrónico mvv.nrc@ligacontracancro.pt
Por Diário de Coimbra a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias