Clipping

Voltar

Pequenos Passos, Grandes Gestos

05 de Novembro 2010
O Movimento Vencer e Viver(MVV) do Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro(LPCC) organiza a Caminhada "Pequenos Passos, Grandes Gestos", no dia6 de Novembro, nas cidades de Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu,pelas 15h. É uma iniciativa inovadora já que decorre em simultâneo em cincocidades, a qual se pretende dar continuidade nos próximos anos. A Caminhadapretende alertar para a importância da prevenção e detecção precoce do cancroda mama e angariar fundos para a ajuda ao doente oncológico.

"Esta Caminhada nasceu da necessidade de assinalar o Dia Nacional dePrevenção do Cancro da Mama com uma iniciativa dirigida a toda a população,desde os adultos aos mais jovens, passando por mulheres e homens. O objectivo éreunir o máximo de participantes para que a mensagem da prevenção e dodiagnóstico precoce possa chegar a cada vez mais pessoas, inclusivamente as doInterior", explica Carlos de Oliveira, Presidente da Liga PortuguesaContra o Cancro.

A participação será efectuada mediante uma inscrição, no valor de 3€ (areverter para o NRC e NRM da LPCC), que dará acesso a um kit no dia daCaminhada, constituído por um saco-mochila, uma t-shirt alusiva ao evento, umpin, folhetos sobre prevenção do cancro da mama e outros materiais de educaçãopara a saúde, uma garrafa de água e bolachas. O percurso de cada caminhadapassará pelos locais mais emblemáticos de cada cidade. É esperado que centenasde pessoas participem nesta iniciativa, que não se destina exclusivamente aopúblico feminino. Esta Caminhada conta com o apoio de várias entidades,nomeadamente as Câmaras Municipais das cidades envolvidas.

Anualmente são detectados cerca de 4.500 casos de cancro da mama em Portugal e1.500 mulheres morrem por ano com esta doença. O cancro da mama é a primeiracausa de morte nas mulheres entre os 35 e os 55 anos.

O Movimento Vencer e Viver está aberto a todas as mulheres com cancro da mama.Para além da sensibilização para a prevenção e detecção precoce do cancro damama, o trabalho promovido pelo MVV passa pelo apoio físico e emocional àmulher. Em cada extensão local do Movimento existe uma linha telefónica, ondeas mulheres podem conversar com uma voluntária e obter informações sobre o MVVe os serviços que disponibiliza. Adaptado do modelo desenvolvido nos EstadosUnidos, o Movimento existe em Coimbra desde 1986. Encontra-se também em funcionamento em Aveiro,Castelo Branco, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu. É desenvolvido e financiadopela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito do Núcleo Regional do Centro.

Aveiro: Largo daEstação Ferroviária

Para inscrição: através do telefone 916 074 814; no site da LPCC ; nopróprio dia da iniciativa no local de partida, a partir das 13h.


Castelo Branco: Praça doMunicípio/Centro Cívico

Para inscrição: através do telefone 918 457 451; no site da LPCC; nopróprio dia da iniciativa no local de partida, a partir das 13h.


Guarda: Largo do Chafariz Santo André


Para inscrição: através do telefone 918 535 381; site da LPCC; nopróprio dia da iniciativa no local de partida, a partir das 13h.


Leiria: Jardim de Santo Agostinho


Para inscrição: através do telefone 918 535 441; site da LPCC; nopróprio dia da iniciativa no local de partida, a partir das 13h.


Viseu: Rossio


Para inscrição: através do telefone 918 457 476; site da LPCC ; nopróprio dia da iniciativa no local de partida, a partir das 13h.
Por Saúde Sapo a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias