Clipping

Voltar

Psico-Oncologia chega ao Centro de Saúde de Esposende

09 de Abril 2010
Ao abrigo de um protocolo de colaboração celebrado entre a câmara municipal e a Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) - Núcleo Regional do Norte, a população de Esposende vai poder contar com o serviço de Psico-Oncologia.
 As consultas terão lugar no Centro de Saúde de Esposende, que também se associa a esta parceria, cabendo-lhe também fazer o encaminhamento dos doentes e familiares para as consultas que ocorrerão ao longo de um dia, quinzenalmente.

Celebrado no âmbito da Psico-Oncologia, o protocolo visa prestar apoio psicológico aos doentes oncológicos e seus familiares, através de consultas gratuitas com especialistas de saúde mental da LPCC, que se deslocarão a Esposende, proporcionando assim, uma maior comodidade interventiva. A autarquia assegura o transporte dos técnicos, garantindo também os recursos solicitados pela Unidade de Psico-Oncologia.

Durant e a sessão de divulgação do novo serviço, realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a vereadora da Saúde assinalou a importância do protocolo no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas vítimas desta doença. Raquel Vale garantiu que “esta iniciativa constitui uma primeira edição de muitas que se perspectivam, pois a autarquia entende ser preponderante o contributo e o envolvimento dos agentes de saúde na melhoria da qualidade de vida de um concelho”.

Em representação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Tiago Dias explicou que o apoio psicológico prestado pelas unidades móveis tem como intuito melhorar a qualidade de vida dos doentes e respectivas famílias. O técnico revelou ainda que, neste momento, estão a receber este apoio 362 famílias ao nível da região Norte, sendo que o objectivo da LPCC passa por ampliar este apoio a mais regiões.
Por Correio do Minho a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias