Clipping

Voltar

Quimioterapia melhora sobrevida no cancro do pulmão

20 de Abril 2010

Vários estudos investigaram os efeitos da quimioterapia adjuvante no cancro do pulmão de não-pequenas células (CPNPC) operável, noticia o site Bibliomed.

Os investigadores do Reino Unido e de França estudaram o efeito da adição da quimioterapia adjuvante à cirurgia ou à cirurgia mais radioterapia. Os resultados foram publicados no jornal The Lancet.

Os cientistas realizaram uma revisão sistemática e uma meta-análise de estudos.

A primeira meta-análise sobre cirurgia mais quimioterapia versus cirurgia isolada baseou-se em 34 estudos, com 8.447 pacientes e 3.323 mortes. Foi observado um benefício na adição da quimioterapia após a cirurgia, com aumento absoluto de 4% na sobrevida em cinco anos.

A segunda meta-análise sobre cirurgia mais radioterapia e quimioterapia versus cirurgia mais radioterapia incluiu 13 estudos, com 2.660 pacientes e 1.909 mortes. Também foi encontrado um benefício na adição da quimioterapia, com melhora absoluta de 4% na sobrevida em cinco anos.

Este estudo mostra que a adição da quimioterapia adjuvante após a cirurgia em pacientes com CPNPC operável melhora a sobrevida, independentemente de a quimioterapia ser adjuvante à cirurgia isolada ou combinada à radioterapia.

Por POP a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias