Clipping

Voltar

Serviço de Psico-Oncologia no Centro de Saúde

28 de Maio 2010
No passado dia 12 do corrente, entrou emfuncionamento, no Centro de Saúde de Esposende, o Serviço de Psico-Oncologia,criado pela Câmara Municipal ao abrigo de um protocolo de colaboraçãorecentemente celebrado com a Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) – NúcleoRegional do Norte.

Este Serviço traduz-se na prestação de apoio psicológico aosdoentes oncológicos e seus familiares, através de consultas gratuitas comespecialistas de saúde mental da Liga Portuguesa contra o Cancro. Estestécnicos deslocam-se a Esposende, proporcionando assim, uma maior comodidadeinterventiva às famílias, que, deste modo, deixam de ter de se deslocar aosgrandes centros para usufruir deste tipo de serviço de saúde.

As consultas têmlugar quinzenalmente, à quarta-feira, entre as 10h00 e as 16h00, no Centro deSaúde, a quem cabe efectuar a marcação das consultas e o encaminhamento dosdoentes e familiares. De realçar a disponibilidade manifestada, desde logo,pelo Centro de Saúde em aderir a este projecto, nomeadamente através dacedência de um espaço para a realização das consultas, bem como no processo demarcação das mesmas e encaminhamento dos utentes.

A Vereadora da Saúde da Câmara Municipal de Esposende,Raquel Vale, realça a importância da “possibilidade dos doentes e seusfamiliares poderem recorrer a esta consulta de forma bastante acessível egratuita, na medida em que, em algumas situações, a mesma seria relevada parasegundo plano, tendo em conta a necessidade dos doentes e seus familiares teremde recorrer aos grandes centros urbanos como o Porto, dispensando um apoio quese traduz numa mais valia em situações de fragilidade emocional como as queaqui se retratam, e que carecem de todo o apoio técnico especializado possível”.
Por Farol de Esposende a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias