Clipping

Voltar

Unidade móvel faz rastreio de cancro da mama gratuito

07 de Junho 2010
Atendendo ao facto de o cancro da mama ser o tipo mais frequente na mulher (corresponde a 20 por cento de todos os cancros no sexo feminino), as autoridades de saúde, bem como a Liga Portuguesa Contra o Cancro, têm vindo a alertar sistematicamente para a importância do rastreio como forma de vigilância.

Nesse sentido, uma unidade móvel de mamografia do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), vai estar junto ao Centro de Saúde da Lousã até ao final do mês de Julho.O serviço gratuito de exame mamográfico digital está disponível de segunda a quinta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, funcionando também à sexta-feira, das 9h00 à 13h00.

O programa é dirigido à população feminina residente no concelho, com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos, sendo que as mulheres inscritas no Centro de Saúde serão convocadas por carta para efectuar o rastreio.

«A grande dificuldade em diminuir a prevalência dos factores de risco para o cancro da mama justifica uma prevenção secundária, isto é, que sejam concretizados procedimentos e atitudes de um diagnóstico o mais precoce possível das lesões malignas», explica o site da LPCC.

Para marcações ou informações adicionais, as mulheres interessadas em fazer o rastreio devem contactar o Centro de Coordenação de Rastreio, através do telefone 239 487 495/6, ou através do email rcmama.nrc@ligacontracancro.pt.

«Actualmente em Portugal com uma população feminina de 5 milhões, aparecem 4.500 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia, morrendo por dia quatro mulheres com esta doença», avança o mesmo site.O auto-exame, o exame clínico e a mamografia são meios para um diagnóstico precoce, através do qual mais facilmente, e, na maioria dos casos, mais eficazmente, se poderá tratar o cancro de mama.
Por Diário de Coimbra a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias