Clipping

Voltar

Vencer e Viver no Centro

06 de Julho 2010
A Liga Portuguesa Contra o Cancro criou o Movimento Vencer eViver (MVV), um serviço que oferece apoio a todas as mulheres com cancro damama, familiares e amigos, desde que é conhecido o diagnóstico e em todas asfases da doença. Primeiro em Coimbra, o serviço alarga-se agora a todas asrestantes cinco capitais de distrito do Centro e ainda à Covilhã. Asvoluntárias, mulheres que passaram pela experiência de cancro da mama,encontram-se disponíveis para dar um testemunho de esperança, aconselhando amulher a lidar com os seus medos e preocupações, bem como na aquisição de materialortopédico a preços reduzidos, nomeadamente, próteses e suportes mamários,fatos de banho adaptados, cabeleiras, lenços, entre outros produtos.

O trabalhopromovido pelo MVV, para além da sensibilização para a prevenção e detecçãoprecoce do cancro da mama, passa, sobretudo, pelo apoio físico e emocional àmulher. A nível hospitalar, por exemplo, as voluntárias visitam as mulheresinternadas ou a receber tratamento no Centro Regional de Oncologia de Coimbra(IPO Coimbra), nos Hospitais da Universidade de Coimbra e na MaternidadeBissaya Barreto. Nesta visita oferecem o seu testemunho e fazem a distribuição gratuita de uma prótese de algodãoprovisória à mulher mastectomizada (mulher a quem foi retirada a mama), de ummanual de apoio, entre outros materiais.

Através do MVV, a mulher, familiares e amigos poderão obter apoio psicológicogratuito na Unidade de Psico-Oncologia da Liga em Coimbra. Tem também uma linhatelefónica (912 350 150), onde poderá conversar com uma voluntária e obterinformações sobre o MVV e os serviços que disponibiliza. Para além destesserviços, o MVV tem um espaço inovador que pretende apoiar as mulheres na adaptaçãoà sua nova aparência, através de um atendimento personalizado.

O MVV tem as portas abertaspara a entrada de novas voluntárias, mulheres que também passaram pelaexperiência de cancro da mama e que considerem que, com o seu testemunho,poderão ajudar outras mulheres a viver a doença. As interessadas devemcontactar o MVV (Rua PedroMonteiro, 122, Coimbra; telefones 239 838 295 e 918 457 476; e-mail (mvv.nrc@ligacontracancro. pt)e fazer a sua inscrição.

O movimento apoiou directa ou indirectamente mais de10 mil mulheres nos últimos dois anos. Adaptado do modelo desenvolvido nos EUA,o Vencer e Viver existe em Coimbra desde 1986. Encontra-se agora também em funcionamento em Aveiro,Castelo Branco, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu e é financiado pela LigaPortuguesa Contra o Cancro no âmbito do Núcleo Regional do Centro. O cancro damama é o tumor maligno com maior prevalência no mundo industrializado e o maiscomum no sexo feminino. Todos os anos na União Europeia, 331 mil mulheres sãodiagnosticadas com cancro da mama e 90 mil morrem com a doença. Em Portugal étambém a forma de cancro mais frequente na mulher, registando-seaproximadamente 4.500 novos casos e 1.500 mortes anuais.

Apoio a todas as mulheres
EM COIMBRA: Rua Pedro Monteiro, n.º122, segunda a sexta-feira. Viseu: Hospital S. Teotónio, terças equintasfeiras. Covilhã: Hospital Pêro da Covilhã, quartas-feiras e sábados.Castelo Branco: Rua Diogo da Fonseca, n.º 7, segundas, terças e quintas-feiras.Aveiro: Hospital Infante D. Pedro, sextas-feiras e sábados. Leiria: Hospital deSanto André, terças e quintas-feiras. Guarda: Extensão Saúde Guarda-Gare,segundas e terças-feiras.
Por Diário As Beiras a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias