Clipping

Voltar

"Vencer o cancro" em 10 programas da SIC

27 de Outubro 2009
Combater ideias erradas, o desconhecimento e o medo. Eis alguns dos tópicos que estão na génese da segunda edição da série de 10 programas "Vencer o Cancro", a iniciar hoje, sábado, às 17 horas, na SIC Notícias. Lúcia Gonçalves desvenda tabus.

Transmitir informação útil sobre as doenças do foro oncológico foi o primeiro propósito traçado quando a jornalista Lúcia Gonçalves, da SIC, avançou com a ideia de conceber e levar por diante um programa destinado ao grande público sobre o cancro, a tal "doença prolongada" que a sociedade ritualizada tem tendência a rotular e a esconder.

Segundo a coordenadora do programa, o formato da série obedeceu a novos critérios, com mais reportagens/entrevistas e procurará , semana após semana, trazer ao pequeno ecrã o diagnóstico, tratamento, a investigação científica, a luta de médicos e doentes. "O programa terá linguagem acessível e tudo será descodificado. Porém, toda a informação será rigorosa do ponto de vista médico e científico", traduz Lúcia Gonçalves que, nesta série de programas continuará com o apoio de instituições tão credíveis como o IPATIMUP, a Fundação Champalimaud e a Sociedade Portuguesa de Oncologia.

Nesta segunda edição do programa que, irá durar até ao final do ano, os telespectadores vão ouvir falar de vários temas, entre os quais, as doenças do estômago, pâncreas, cancro da cabeça e pescoço, dor, infertilidade, sexualidade. Programa concebido através de "muita pesquisa e documentação", Lúcia Gonçalves admite que a série contribua para "vencer preconceitos" e ajude os doentes a encar as doenças oncológicas com outro espírito e olhar.
Por Jornal de Notícias a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias