Clipping

Voltar

Voluntários da Liga Contra o Cancro analisam novos desafios em Poiares

25 de Junho 2010
ONúcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove o 41º encontro de voluntários comunitários, amanhã, a partir das9h30, no auditório do Centro Cultural de Vila Nova de Poiares.

A sessão de abertura estará a cargo do presidente da CâmaraMunicipal de Poiares, Jaime Soares; presidente da Liga Portuguesa Contra oCancro, Carlos Oliveira;e representante do grupo de voluntários comunitários, Maria Teresa Carvalho.

No evento, subordinado ao tema “Novos desafios”, prevê-sejuntar voluntários dos 77 concelhos da zona de acção daquele Núcleo. O encontroé organizado pelo grupo de voluntariado comunitário local, em parceria com aCâmara Municipal de Poiares.

“Novos desafios para a Liga Portuguesa Contra o Cancro” é oprimeiro tema apresentado às 10h00, por Carlos Oliveira,presidente do Núcleo Regional do Centro da Liga Contra o Cancro. A coordenadorado Serviço Social da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Helena Miranda, ea responsável pela Unidade de Voluntariado, Sónia Silva, destacam asnovas abordagens para o voluntariado em oncologia numa sessão com início às10h30. O aprofundar destas temáticas prende-se com «a necessidade de introduzirnovas dinâmicas no voluntariado comunitário e que passam pelo desempenho de umpapel mais activo na comunidade», referem os organizadores.

Para a consolidação dos conhecimentos dos voluntários naárea de Oncologia, para informar e sensibilizar a comunidade, Ana Brandão,médica do Serviço de Ginecologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, apresenta,às 11h50, o tema “Carcinogénese”.

Segue-se, ao meio-dia, a entrega de diplomasaos voluntários comunitários com mais de 20 anos de dedicação ao NúcleoRegional do Centro da LPCC.

O Núcleo Regional do Centro da Liga PortuguesaContra o Cancro iniciou, em meados da década de 70, um projecto desensibilização e educação da população traduzido na realização de sessões deesclarecimento sobre cancro em todas as freguesias da região Centro, tendo emconta que o diagnóstico de um número considerável de casos de cancro serealizava numa fase muito avançada da doença, associado ao desconhecimento dosfactores de risco e dos sinais de alerta.

Paralelamente, foram constituídos, em todos os concelhos daregião Centro, grupos de apoio comunitário que têm por missão, essencialmente,o desenvolvimento de actividades de sensibilização para a prevenção, angariaçãode fundos e referenciação de casos sociais, que muitas vezes se traduzem noapoio da Liga na comparticipação de despesas de medicação, de tratamentos, alimentaçãoe ensino, a famílias com dificuldades económicas.
Por Diário de Coimbra a 15 de Novembro 2015

Voltar
Apoios & Parcerias