Notícias

Voltar

20 anos de voluntariado hospitalar

05 de Dezembro 2016
20 anos de voluntariado hospitalar
Na comemoração o NRC homenageou também “o primeiro de todos os voluntários”. Armando Silva assinalou nesta data 20 anos de voluntariado no IPOC.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) comemorou esta segunda-feira passada (5 de dezembro) os 20 anos de voluntariado hospitalar na região centro, assinalando desta forma o Dia Internacional do Voluntário. A data foi marcada com diversas atividades, onde se incluem a Cerimónia de homenagem realizada no auditório do Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC), o arranque da formação inicial de voluntariado em oncologia, entre outras.
Na comemoração destes 20 anos, o NRC homenageou “o primeiro de todos os voluntários”. Armando Silva assinalou nesta data a sua entrada em funções como voluntário hospitalar no IPOC, figurando o compromisso das várias centenas de voluntários que nestas duas décadas se juntaram a esta causa.
Os voluntários da LPCC cumprem a missão de acolher doentes e familiares ou acompanhantes, proporcionado apoio emocional e prático, revelando-se essenciais à humanização. Natália Amaral, Secretária-Geral da Direção do NRC recordou que só em 2015 o NRC disponibilizou cerca de 105.922 traduzidos na oferta de bens alimentares e serviços, aos utentes no IPOC. O voluntariado tem vindo a crescer em número e qualidade, por isso “todos somos poucos para apoiarmos aqueles que atravessam uma fase difícil da sua vida”, afirmou Carlos Freire de Oliveira, presidente do Núcleo Regional do Centro da LPCC. Manuel António, presidente do Conselho de Administração do IPOC, salientou ainda durante a Cerimónia “o exercício de cidadania” que o voluntariado representa nesta unidade de saúde, ressalvando, por exemplo, o bem-estar que o serviço móvel de cafetaria, assegurado por estes voluntários, proporciona.
Neste dia, teve também início a 12ª Edição do Curso de Formação Inicial de Voluntariado em Oncologia, na sede do NRC. O curso, que decorrerá até dia 12 de dezembro, aborda temas ligados à missão e áreas de intervenção da LPCC, prevenção e tratamento, impacto psicossocial do cancro e os direitos, deveres e funções do Voluntariado hospitalar.
O curso, que simbolicamente começou no Dia Internacional do Voluntário, conta com a participação de 26 candidatos que após a frequência desta formação, de caráter obrigatório, farão a integração no voluntariado hospitalar do IPO, CHUC e também no Movimento Viver e Vencer – Coimbra.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 03 de Fevereiro 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias