Notícias

Voltar

40 mil euros para apoiar investigação oncológica

40 mil euros para apoiar investigação oncológica
Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro abre candidaturas para quatro bolsas de investigação em oncologia.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) vai atribuir em 2016 quatro bolsas de investigação em oncologia: três Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO 2016, numa parceria com o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO) e uma Bolsa Dr. Rocha Alves, que foi instituída como homenagem ao médico que dedicou praticamente toda a sua vida profissional à luta contra o cancro, sendo um dos mais destacados pioneiros no esclarecimento da população sobre o cancro e na prevenção do mesmo.
 
As Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO 2016 destinam-se a investigadores com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da oncologia, no âmbito das atividades de investigação do CIMAGO. Enquanto a Bolsa Dr. Rocha Alves abrange investigadores com projeto de investigação em oncologia, a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada num dos distritos da Região Centro. As candidaturas para atribuição das bolsas, com um valor individual de 9.600 euros, encontram-se abertas desde 4 de abril e os regulamentos estão disponíveis aqui.
 
O apoio financeiro à investigação científica em oncologia é entendido pela LPCC como um dos pilares do progresso das sociedades contemporâneas. A investigação oncológica, básica, translacional, clínica e epidemiológica tem permitido enormes progressos na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro. A LPCC tem apoiado centros nacionais de excelência na investigação científica, quer através de patrocínios quer disponibilizando bolsas que permitam o desenvolvimento de projetos inovadores e com aplicação clínica.
 
Um apoio financeiro atribuído muitas vezes pelos próprios Núcleos Regionais da LPCC que assim proporcionam as condições necessárias para que centros universitários, instituições hospitalares e outras criem condições para a investigação na área do cancro. E é nesse sentido que o Núcleo Regional do Centro da LPCC prossegue este ano a parceria com o CIMAGO (que foi criado com o objetivo de exercer e promover a investigação científica fundamental e aplicada e o desenvolvimento experimental sobre os vários aspetos relacionados com o Ambiente, a Genética e o Cancro) e com a atribuição da Bolsa Dr. Rocha Alves.
 
Podem candidatar-se às Bolsas de Investigação em Oncologia NRC-LPCC/CIMAGO 2016, até ao dia 15 de setembro de 2016, todos os investigadores licenciados ou com o grau de mestre ou de doutor, que apresentem um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação integrante do CIMAGO.
 
À Bolsa Dr. Rocha Alves podem concorrer, também até ao dia 15 de setembro de 2016, todos os investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor que apresentem um projeto de investigação em oncologia a desenvolver no âmbito de uma equipa de investigação sediada nos distritos da região centro da zona de ação do Núcleo Regional do Centro da LPCC: Aveiro (exceto concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, S. Maria da Feira e Vale de Cambra), Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria (exceto concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche) e Viseu (exceto concelhos de Armamar, Cinfães, Lamego, Resende, S. João da Pesqueira, Tabuaço e Tarouca).
 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 24 de Junho 2016

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias