Notícias

Voltar

5 Dezembro – Dia Mundial do Voluntariado

05 de Dezembro 2017
5 Dezembro – Dia Mundial do Voluntariado
Cerimónia de entrega de batas
A receção aos novos voluntários e a distinção dos mais antigos aconteceu no passado dia 5 de dezembro, na cerimónia que se realizou no anfiteatro do IPO, a propósito do Dia Mundial do Voluntariado. Agradecemos desde já a colaboração de todos os envolvidos, quer voluntários, quer profissionais, a condução da cerimónia pelo Pedro Ribeiro da RC e a atuação do guitarrista Ricardo Parreira e do viola Nélson Aleixo.
 
Destacamos a intervenção do Prof. Dr. António Correia de Campos, Presidente do Conselho Económico e Social cuja apresentação se focou na importância que o voluntariado assume nas mais diversas áreas, destacando em particular a saúde, bem como na expressão do que para si são os atributos do voluntariado, quais os seus riscos e quais as suas oportunidades.
 
Nas suas palavras: “O voluntariado (…) integra-se na terapêutica de conforto, confiança e esperança, essenciais para a manutenção e recuperação do doente. (…) é uma das chaves da abertura à comunidade do hospital-fortaleza. Nos dois últimos séculos não nos demos conta que ao construirmos grandes hospitais erigíamos fortalezas com pontes levadiças, portas aferrolhadas (…) o voluntariado pode oferecer a chave da sua abertura aos que o procuram.”
 
“O voluntariado pode constituir um veículo para o tão desejado empoderamento do doente, no sentido da superação de algumas das suas dependências (…). O voluntário é essencial para o doente recuperar autoestima, (…) o gosto pela vida. (…) pode ser uma peça da equipa de suporte espiritual (…).”
 
Estes são alguns dos atributos que Correia de Campos referiu salientando que o “conjunto (de atributos) pode ser melhorado e desenvolvido.” Mas para que isso aconteça é necessário “entender os riscos que lhe andam associados.” Para refletirmos, convidamos os leitores a consultarem o artigo completo aqui.
Por Núcleo Regional do Sul a 26 de Dezembro 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias