Notícias

Voltar

50 anos da LPCC nos Açores celebrada com palestra“Humanização dos Cuidados em Oncologia: Olhares Multidisciplinares"

09 de Dezembro 2016 a 31 de Maio 2017
50 anos da LPCC nos Açores celebrada com palestra“Humanização dos Cuidados em Oncologia: Olhares Multidisciplinares"
Dia 9 de dezembro de 2016 em Angra do Heroísmo
O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promoveu no dia 9 de dezembro de 2016, em Angra do Heroísmo, uma palestra subordinada ao tema “Humanização dos Cuidados em Oncologia: Olhares Multidisciplinares”, inserido nas comemorações dos 50 anos do NRA, e no mês em que se assinalou o Dia Internacional do Voluntariado (dia 5 de dezembro).
A palestra, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH), procurou constituir um espaço de partilha e reflexão, junto da população, sobre a humanização dos cuidados em oncologia ao nível da solidariedade, da espiritualidade e do voluntariado.
A comemoração dos 50 anos do NRA/LPCC pretendeu enfatizar a importância do papel do voluntariado no âmbito das várias estruturas organizacionais da sociedade, bem como, despertar a comunidade para iniciativas que integrem a solidariedade e enriqueçam a humanização dos cuidados em oncologia.
A palestra teve início às 18h00 com a sessão de abertura presidida pelo Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores.
A primeira intervenção do encontro, foi sobre “A Liga Portuguesa Contra o Cancro nos cuidados em oncologia”, exposta pela Secretária-Geral do NRA/LPCC, Mónica Martins.
De seguida, interveio a Diretora Regional da Solidariedade Social, Marta Bulhões, que abordou o tema “Solidariedade na humanização dos cuidados em oncologia”.
O encontro de reflexão prosseguiu com a intervenção do representante do Seminário de Angra do Heroísmo, Padre Júlio Rocha, que falou da “Espiritualidade nos cuidados em oncologia”, terminando as intervenções com a exposição da Coordenadora Regional do Voluntariado do NRA/LPCC, Elvira Pimentel, sobre “Voluntariado na humanização dos cuidados em oncologia”.
Por fim, esteve aberto um período de discussão, sobre os temas expostos, moderado pela Tesoureira do NRA/LPCC, Humberta Augusto, e pela Delegada de São Miguel do NRA/LPCC, Ana Catarina Pimentel.
A comemoração dos 50 anos do Núcleo Regional dos Açores, encerrou com um momento musical proporcionado por Duarte Dores na guitarra e Joana Pacheco na voz. 
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 23 de Fevereiro 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias