Notícias

Voltar

Apoio Médico-Pericial é o novo serviço disponibilizado, pelo Núcleo Regional do Centro, ao Doente Oncológico

23 de Outubro 2018
Apoio Médico-Pericial é o novo serviço disponibilizado, pelo Núcleo Regional do Centro, ao Doente Oncológico
Novo serviço, facultado pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, visa proceder à orientação do doente, em relação ao pedido e procedimentos técnico-administrativos resultantes do dano na integridade psicofísica, consequência do diagnóstico e tratamento da doença oncológica.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) disponibiliza ao doente oncológico apoio médico-pericial, serviço que visa a orientação do doente em relação ao pedido e procedimentos técnico-administrativos resultantes do dano corporal, consequência da doença ou de efeitos secundários dos tratamentos.
O apoio apresenta-se em duas vertentes: informativa: destinada ao doente oncológico em geral; e social: aplicável ao doente em situação de carência económica comprovada, sendo os encargos inerentes ao processo médico-pericial, nesta última, assumidos (parcialmente ou na íntegra) pela LPCC.NRC.
O doente que pretenda requerer a pensão de invalidez/pensão social de invalidez e/ou atestado de incapacidade multiusos, encontrará suporte no novo serviço disponibilizado pela LPCC.NRC. O serviço nasce de um protocolo que resulta da convergência de esforços entre o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro e a Best Medical Opinion, no sentido de possibilitar aos doentes oncológicos o acesso, com condições especiais, a avaliações periciais.
A LPCC.NRC pretende o acesso privilegiado dos doentes oncológicos a um relatório pericial célere, isento e rigoroso, podendo este servir vários propósitos, nomeadamente: ser um suporte no requerimento inicial de processos de atribuição de incapacidade e/ou invalidez; bem como um contributo para evitar a instauração de processos de recurso visto que, frequentemente, o doente não está munido de informação necessária (relatórios clínicos) para o efeito.
O apoio médico-pericial ao doente oncológico da LPCC.NRC caracterizar-se-á pela celeridade processual e independência, permitindo que o doente tenha todo o suporte nomeadamente: ao nível da compilação de documentos no âmbito de pedidos e procedimentos técnico-administrativos  resultantes do dano corporal, consequência da doença ou tratamentos; através da comparência em diligências, em qualquer zona do país, onde seja solicitada a presença de médicos peritos, tais como Juntas Médicas / Tribunal ou Juntas de Recurso; e com avaliações médico-científicas úteis também para o acionamento de seguros de vida.
Para informações adicionais, os interessados poderão contactar a Unidade de Serviço Social da LPCC.NRC, através do telefone 239 487 490 ou do email ssocial.nrc@ligacontracancro.pt.

 
Por Núcleo Regional do Centro a 23 de Outubro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias