Notícias

Voltar

Apoio Psicológico ao doente e família

Apoio Psicológico ao doente e família
Serviços de Núcleo
O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) disponibiliza consultas de Psico-oncologia gratuitas aos doentes oncológicos, familiares diretos ou pessoas significativas (cujas dificuldades estejam associadas à doença oncológica), bem como a profissionais de saúde na área da Oncologia.
O presente apoio está inserido no conjunto de projetos e iniciativas no âmbito da missão, objetivos e orientações estratégicas da LPCC. Uma vez que incidência do cancro tem vindo a aumentar, e por tratar-se de uma experiência de vida traumática, o NRA da LPCC acredita ser necessária uma intervenção multidisciplinar adaptada às necessidades de cada pessoa.
A doença oncológica habitualmente está associada a um grande sofrimento emocional que pode interferir significativamente com o normal funcionamento da pessoa, provocando sentimentos de vulnerabilidade, tristeza e medo, ou levar ao desenvolvimento de psicopatologia, como a depressão, perturbações de ansiedade, isolamento social e crises existenciais ou espirituais.
Considera-se, assim, fundamental que, além do tratamento médico, os doentes tenham acesso a acompanhamento psicológico especializado (Psico-Oncologia) ao longo de todas as fases da doença que permita minorar as elevadas taxas de perturbação psicopatológica.
Neste sentido, o NRA do LPCC possui uma equipa constituída por duas psicólogas. Os interessados em obter apoio psicológico podem solicitar uma proposta de incursão a consulta para os seguintes contatos:
Sede Terceira: 295 212 345 @: nucleoacores@ligacontracancro.pt
Delegação do Faial:292 293 860 @: delegacao.faial.nra@ligacontracancro.pt
Delegação de São Miguel:296 628 227@:delegacao.saomiguel.nra@ligacontracancro.pt
Por Núcleo Regional dos Açores a 02 de Julho 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias