Notícias

Voltar

Artistas "pintam esperança” no Instituto Português de Oncologia de Coimbra

20 de Novembro 2017
Artistas "pintam esperança” no Instituto Português de Oncologia de Coimbra
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro convidou 12 artistas a pintar ao vivo, em diversos locais do edifício do IPOC, telas de esperança e, desse modo, contribuir para amenizar a estadia dos doentes oncológicos
“Pinceladas de Esperança” é o nome da iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que preenche hoje,  20 de novembro, diversos espaços das instalações do Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC) com cor e poesia. 12 pintores convidados estiveram em diversos espaços a pintar telas onde juntam as suas cores a excertos de poemas de língua portuguesa. As telas produzidas são posteriormente expostas no IPOC.

Humanizar a assistência
O projecto surge no contexto da missão de humanização da assistência ao doente oncológico e família da LPCC e intervém ao nível da arquitetura hospitalar, procurando a partir da arte na oncologia uma sensação de maior conforto e bem-estar do paciente, familiares e acompanhantes, nas suas deslocações ao IPOC.

Os artistas
Foi um dia diferente para as muitas pessoas que se deslocam ao IPOC, ao se depararem com os artistas a pintarem em diversos espaços públicos, como o átrio principal do edifício e o hall das salas de espera das consultas. Álvaro Portugal, Arménio Diniz, Conceição Ruivo, José Cosme, Graça Manaia, Guia Pimpão, Gustavo Martins, Mário Silva (filho), Mariola Landowska, Rui Matos, Suzi Bila e Victor Costa são os 12 pintores que aceitaram este desafio e que ao longo do dia de hoje, em diversos espaços do IPOC, pintaram as telas onde figuram excertos de poemas de língua portuguesa,de autores como Eugénio de Andrade, Guerra Junqueiro, Manuel Alegre, Miguel Torga, entre outros.
Por Núcleo Regional do Centro a 10 de Abril 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias