Notícias

Voltar

Caminhada Cultural sensibiliza para problemática da oncologia

05 de Maio 2019
Caminhada Cultural sensibiliza para problemática da oncologia
A Liga Portuguesa Contra o Cancro organiza uma iniciativa de sensibilização que une a cultura à atividade física contra o cancro. Recorde-se que em Portugal morrem 79 pessoas por dia, 3 pessoas por hora vítimas de cancro. A previsão para 2040 é de um aumento de 31% da mortalidade.
O Cancro é já um dos maiores desafios de saúde pública do século XXI. Só em Portugal, morrem 79 pessoas por dia, 3 pessoas por hora vítimas de cancro. A previsão para 2040 é de um aumento de 31% da mortalidade por cancro*.
De forma a sensibilizar a população para esta problemática e respetiva prevenção, o Grupo de Voluntariado Comunitário de Pinhel da Liga Portuguesa Contra o cancro (LPCC) realiza, no dia 5 de maio (domingo), a 2ª grande “Caminhada Com História”. A iniciativa conta com o Município de Pinhel como parceiro.
A Caminhada cultural solidária tem concentração às 9h00 no Atriúm do Tribunal de Pinhel. Como o nome indica, para além do cariz solidário que contempla, a iniciativa contém uma vertente cultural:  através da presença de um guia, os caminhantes serão acompanhados pelos diferentes pontos de interesse histórico, encontrados no decorrer do percurso, recebendo informações históricas in loco.
A inscrição na caminhada é de 5 euros (reverte a favor da LPCC) e inclui uma t-shirt, água e fruta. Esta pode ser efetuada junto dos voluntários do Grupo de Voluntariado Comunitário de Pinhel e no Centro de Saúde de Pinhel.
Composta por cerca de 6 quilómetros, para além da vertente cultural, no sentido de criar laços com o património concelhio, tal como na edição anterior, esta atividade apresenta uma forte vertente solidária, uma vez que a inscrição na caminhada reverte integralmente a favor da LPCC.
É, ainda, objetivo da iniciativa sensibilizar a população para a adoção de estilos de vida saudáveis, como forma de promoção da saúde e prevenção do cancro, e dar a conhecer os serviços que a LPCC tem ao dispor do doente oncológico e familiares.
 
* Segundo dados do Observatório Global de Cancro (Globocan, 2018), em 2018.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 10 de Abril 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias