Notícias

Voltar

Campanha “Heróis do Sol Saudável” sensibiliza para riscos da exposição solar

18 de Julho 2019 a 31 de Dezembro 2020
Campanha “Heróis do Sol Saudável” sensibiliza para riscos da exposição solar
Em várias ilhas dos Açores
O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) realiza e apoia ao longo deste verão, nas ilhas Terceira, Faial e São Miguel, diversas ações de sensibilização com vista a alertar para o risco da exposição solar através da campanha “Heróis do Sol Saudável”.
Na ilha Terceira, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, o NRA da LPCC vai desenvolver a campanha nas seguintes zonas balneares: Cinco Ribeiras, no dia 22 de julho; Negrito, dia 23 de julho; Silveira, dia 24 de julho; e no Refugo do Porto Judeu, dia 25 de julho. Nas ações de sensibilização, que decorrem por volta das 10h00, serão realizados os jogos dos “Heróis do Sol Saudável” com as crianças que se encontrem nas zonas balneares.
Ainda na ilha Terceira, e em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), o NRA LPCC vai aplicar o jogo dos “Heróis do Sol Saudável”, no ATL “Os Piratinhas”, nos Biscoitos, e nos ATL’s do Olhar Poente da Vila Nova, de Fonte Bastardo e das Fontinhas, na zona balnear da Prainha, no dia de hoje; na Ludoteca da Santa Casa da Misericórdia, a 19 de julho; no ATL do Cabo do Cabo da Praia, no dia 23 de julho; no ATL de São Brás, no dia 25 de julho; e no Colégio Divertiláxia, no dia 8 de agosto.
É de referir que, em parceria com a CMPV, a campanha decorreu no passado dia 16 de julho no ATL Geokids, no Porto Martins, e no 17 de julho no ATL de Santa Rita da Santa Casa da Misericórdia.
Já na ilha do Faial, o NRA da LPCC já realizou uma sessão de sensibilização no ATL “Arco-Íris” da APADIF – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial- e outra do ATL Flamengos da Santa Casa da Misericórdia da Horta (SCMH), no dia 5 de julho.
O NRA LPCC vai realizar ainda sessões informativas e a aplicação do jogo “Heróis do Sol Saudável” nos ATL’s da SCMH de Castelo Branco, no dia 19 de julho, das Angústias, no dia 22 de julho, de Pedro Miguel, no dia 23 de julho, e dos Cedros, no dia 25 de julho.
Na ilha de São Miguel a ação já foi promovida pela Equipa de Saúde Escolar de Ponta Delgada, nos dias 9 e 11 de julho, em ATL’s do município.
Nestas atividades são distribuídas brochuras “Heróis do Sol Saudável” a todas as crianças, facultados pelo NRA, e também disponibilizado protetor solar para aplicação em todas as crianças que participam, bem como um momento de sensibilização para os cuidados a ter à exposição solar.
O NRA LPCC apoiou ainda as atividades realizadas pela Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, com a colaboração da Câmara Municipal da Ponta Delgada, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, com a distribuição de pulseira de medição de raios UV visando a sensibilização para um comportamento responsável ao sol.
Ainda no decorrer deste verão, e além das atividades agendadas, o NRA da LPCC estabeleceu uma parceria com as organizações dos festivais de verão das Festas da Madalena, na Madalena do Pico, Festa “Cais de Agosto”, em São Roque do Pico, Festa “Maré de Agosto”, em Santa Maria, Semana do Mar, na Horta, e Festas da Praia, na Praia da Vitória, para a distribuição de flyers subordinados ao tema “Cuidados ao Sol” e a emissão da música e videoclipe dos D.A.M.A “Joni Lagostim”, feita para o projeto “Heróis do Sol Saudável”, alertando para o perigo do excesso da exposição solar, ensinando à população em geral, mas particularmente junto das crianças, a distinção entre a exposição solar benéfica e a perigosa.
A campanha, recorda-se, de âmbito nacional, surge através de uma parceira encetada entre a Liga Portuguesa Contra o Cancro e a empresa Garnier Ambre Solaire, com o apoio da Direção-Geral da Educação.
“Heróis do Sol Saudável” é um projeto lúdico-didático que atua através do jogo com o mesmo nome da campanha e que tem como objetivo educar, de forma divertida, e ensinar as regras da proteção solar alertando para os perigos do sol.
 
 
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 19 de Julho 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias