Notícias

Voltar

Campanha “Heróis do Sol Saudável”

Campanha “Heróis do Sol Saudável”
Nos Açores
O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promoveu, ao longo do verão, diversas ações de sensibilização dirigidas a ateliês de tempos livres (ATL’s) em várias ilhas dos Açores, no âmbito da campanha de Verão “Heróis do Sol Saudável”.
Face à atual situação pandémica, o NRA LPCC sentiu a necessidade de reinventar a dinamização deste projeto através da distribuição de um manual sobre a prevenção do cancro de pele e a exposição solar saudável, que inclui uma série de atividades adaptadas às diferentes faixas etárias. A iniciativa, que cumpriu igualmente a necessidade de distanciamento social, evitando a presença física dos técnicos do NRA LPCC nos ATL’s, decorreu ainda por via da distribuição de flyers e de módulos informativos on-line com atividades para serem replicadas em casa, com os encarregados de educação.
No total, o projeto foi implementado em 94 ATL’S das diversas ilhas açorianas, abrangendo cerca de 2.400 crianças.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem como um dos seus principais eixos
de intervenção a Prevenção Primária do Cancro, área fundamental na
educação para a saúde e promoção de comportamentos e hábitos de vida
mais saudáveis.
Acompanhando as preocupações da atualidade, o NRA da LPCC focou-se em fomentar hábitos de uma exposição ao sol mais consciente, um dos principais motores de busca na luta contra a doença.
Atualmente não existe qualquer dúvida de que a radiação ultravioleta (UV) proveniente do sol, de lâmpadas solares e de câmaras de bronzeamento provoca envelhecimento precoce da pele e alterações que podem originar cancro de pele. Desta forma, deve-se sensibilizar a população de que a exposição solar deve ser feita com determinados cuidados de forma a não ser prejudicial à saúde.
O projeto “Heróis do Sol Saudável” teve início em 2014 e está totalmente focado nas crianças que frequentam o 1.º ciclo. Esta iniciativa pretende mostrar que o sol em excesso é perigoso, ensinando a população a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa. Todos os anos, a iniciativa tem conseguido atingir os objetivos a que se propôs, sendo, por isso, considerado o maior projeto de sensibilização para uma exposição solar saudável realizado em Portugal.
 
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 21 de Agosto 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias