Notícias

Voltar

Campanha “Novembro Azul” promovida em várias ilhas dos Açores

Campanha “Novembro Azul” promovida em várias ilhas dos Açores
Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro
 
O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promoveu, durante o mês de novembro, a campanha “Novembro Azul”, no âmbito de um dos seus principais eixos de intervenção, a prevenção e a sensibilização primária do cancro, neste caso, com o objetivo de consciencializar para as doenças masculinas, com ênfase para a prevenção e o diagnóstico precoce do cancro da próstata.
De forma a dinamizar e divulgar este apelo, levando um maior número de pessoas a procurar informação sobre a doença, o Núcleo Regional dos Açores, em parceria com as Associações de Futebol da Horta, de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo, e com equipas Sport Club Lusitânia, Terceira Basket Club, Clube Desportivo Santa Clara, e o grupo Angra Night Runners, promoveram ações de sensibilização junto dos atletas, espetadores e participantes.
Na ilha Terceira, o grupo de corrida Angra Night Runners associou-se à campanha, com uma iniciativa que decorreu no dia 14 de novembro, e que contou com cerca de sessenta participantes. O Núcleo Regional dos Açores ofereceu aos participantes um kit composto por um panfleto informativo, uma caneta e um bigode, símbolo associado à campanha.
No dia 24 de novembro, a campanha decorreu nos jogos de basquetebol do Sport Club Lusitânia defronte ao Esgueira e no do Terceira Basket Club frente ao Vitória Sport Club.
Em parceria com a Associação de futebol de Angra do Heroísmo, a campanha decorreu ainda no jogo de futebol do Sport Club Lusitânia que jogou contra o Clube Operário Desportivo.
Em São Miguel, a campanha “Novembro Azul” foi desenvolvida em parceria com a Associação de Futebol de Ponta Delgada, tendo decorrido, a 24 de novembro, os jogos de futebol entre as equipas Santiago Futebol Clube e Marítimo Sport Club, Clube Desportivo Santa Clara e Grupo Desportivo de Chaves, e, a 25 de novembro, no jogo de futebol Águia Clube Desportivo frente ao Clube Desportivo de Rabo de Peixe.
Através de parceria encetada com a Associação de Futebol da Horta, foi possível estender a campanha às ilhas das Flores, Pico e Faial.
Nas Flores, a iniciativa decorreu durante os jogos de Futsal do Grupo Desportivo Fazendense frente ao Grupo Desportivo Os Minhocas, e no do Boavista Sport Clube contra o Futebol Clube Ponta Delgada- ambos os jogos no dia 24 de novembro.
Na ilha do Pico, a campanha decorreu no jogo de futsal do Grupo Desportivo da Piedade frente ao Vitória Sport Club, no dia 24 de novembro e no dia 25 de novembro no jogo de futebol do Futebol Club da Madalena que jogou com o Clube Desportivo Lajense.
Ainda na ilha do Pico, a iniciativa, decorrerá no dia 5 de dezembro, no jogo de futsal do Grupo Desportivo de São João frente ao Clube Boavista de São Mateus.”
Ainda a 25 de novembro, na ilha do Faial, a campanha “Novembro Azul”, sensibilizou para a causa oncológica no dérbi faialense de futebol Fayal Sport Club frente ao Futebol Clube dos Flamengos.
Durante estas iniciativas foram distribuídos panfletos informativos aos adeptos e jogadores de futebol, tendo, no início de cada jogo, sido tirada uma fotografia aos jogadores a envergar uma faixa alusiva à campanha, e posteriormente divulgada nas redes sociais dos mesmos.
Ainda no âmbito da campanha, o Núcleo Regional dos Açores solicitou a colaboração de todas a câmaras municipais, com a iluminação dos edifícios municipais da cor azul, e a distribuição de material de divulgação informativo nos estabelecimentos prisionais da região.
 
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 03 de Dezembro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias