Notícias

Voltar

Cerca de 400 crianças Participaram no projeto “Heróis do Sol Saudável”

 Cerca de 400 crianças Participaram no projeto “Heróis do Sol Saudável”
Nos Açores
O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promoveu, ao longo do verão, diversas ações de sensibilização nas ilhas do Faial, Pico, Terceira e São Miguel, através da campanha de Verão “Heróis do Sol Saudável”.
A campanha visou a sensibilização das populações locais para os riscos e cuidados a ter em relação à exposição solar. Nas atividades dos “Heróis do Sol Saudável” foram distribuídas brochuras a todas as crianças e um kit composto por mochila, boné, caneta e pulseira que mede a intensidade de raios UV, facultados pelo Núcleo Regional dos Açores. Também foi disponibilizado protetor solar, para aplicação em todas as crianças que participaram e um momento de sensibilização para os cuidados a ter à exposição solar.
Na ilha Terceira, o NRA da LPCC levou a iniciativa as diferentes locais no concelho de Angra do Heroísmo, nomeadamente, Silveira, Negrito, Cinco Ribeiras, Refugo e Santa Bárbara, e no concelho da Praia da Vitória, marcou presença em São Brás, Vila Nova, Fontinhas, Fonte Bastardo, Cabo da Praia e Biscoitos.
No total participaram cerca de 200 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, e contou com as parcerias da Unidade de Desporto e Promoção de Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH), programa de Ocupação de Tempos Livres da CMAH, Casa do Povo de Santa Bárbara, através do projeto “Prevenir com Coleção”, e da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Na ilha do Faial, a iniciativa decorreu na cidade da Horta e na freguesia da Praia do Norte. No total participaram cerca de 50 crianças entre os 5 e 12 anos, e contou com as parcerias da Câmara Municipal da Horta, através do projeto “Concelho Ativo e Solidário- Férias Desportivas”, ATL Casa de Infância de Infância de Santo António, ATL Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça e Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Saúde da Ilha do Faial.
Na ilha do Pico, participaram cerca de 25 crianças, entre os 6 e 10 anos, tendo o projeto sido integrado nas atividades de verão promovidas pela Câmara Municipal das Lajes do Pico.
Na ilha de São Miguel, a ação foi promovida com a entrega de 150 kit´ em ATL do Campo de Férias e nos ATL da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
O projeto “Heróis do Sol Saudável” teve início em 2014 e está totalmente focado nas crianças que frequentam o 1.º ciclo. Esta iniciativa pretende mostrar que o sol em excesso é perigoso, ensinando a população a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa. Todos os anos, tem conseguido atingir os objetivos a que se propôs, sendo, por isso, considerado o maior projeto de sensibilização para uma exposição solar saudável realizado em Portugal.
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 03 de Outubro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias