Notícias

Voltar

Cerca de 70 mil euros angariados em Ovar vão ajudar na luta contra o cancro

04 de Agosto 2017
Cerca de 70 mil euros angariados em Ovar vão ajudar na luta contra o cancro
A iniciativa “Um Dia Pela Vida” decorreu em Ovar durante quase quatro meses. O objetivo foi “Homenagear os que venceram, Recordar os que partiram, Apoiar os que se encontram a lutar”.
A iniciativa “Um dia Pela Vida”, promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC), arrancou formalmente a 8 de abril e terminou no dia 29 de julho com uma grande festa de encerramento. Durante quase quatro meses, 1019 voluntários mobilizaram perto de seis milhares de pessoas em mais de 112 atividades de sensibilização para a prevenção do cancro e de angariação de fundos, numa atmosfera de festa, com espetáculos, música, jogos e outras atividades. A comunidade de Ovar reuniu 69 equipas e conseguiu angariar 68.500 mil euros que serão aplicados no apoio a doentes oncológicos e na investigação do cancro.
 
Carlos Freire de Oliveira, no Encerramento do projeto “Um dia Pela Vida” em Ovar, considerou que “a comunidade ovarense se envolveu de forma verdadeiramente solidária”, constatando que os “objetivos foram francamente alcançados”.
 
O encerramento da iniciativa contou com uma grande festa de encerramento no dia 29 de julho que se prolongou durante a madrugada, com muita música e dança, espaços de convívio e entretenimento. Cerca de duas mil pessoas participaram em diversas atividades, como espetáculos, venda de artesanato e “comes e bebes”, com grande destaque para a “Volta dos Vencedores” e para a “Cerimónia das Luminárias", o ponto alto e mais simbólico da iniciativa.
 
Num percurso iluminado por milhares de luminárias colocadas dentro de sacos de papel, decorados com mensagens pessoais de quem as ofereceu ou com o nome das pessoas a quem são dedicadas, toda a comunidade foi convocada para uma caminhada simbólica ao longo de um percurso que significa não só os passos do doente oncológico após lhe ter sido diagnosticada a doença, como também o empenho de todos na luta contra o cancro.
 
“Um Dia Pela Vida” é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de uma parceria com a American Cancer Society. Tem como principais objetivos mudar a atitude da comunidade face à doença, informar, sensibilizar e angariar fundos destinados às atividades de apoio ao doente oncológico e família, educação e prevenção do cancro.
 
Com “Um Dia Pela Vida”, a LPCC tem percorrido o país em iniciativas que juntam tanto quem quer celebrar a vida e voluntariamente se disponibiliza a desenvolver ações seja no local de trabalho, como junto dos amigos, nos grupos de que faz parte ou em sessões públicas; como quem quer recordar um familiar ou amigo que partiu ou  ainda estar presente e ajudar alguém que está neste preciso momento a combater a doença. Apela-se à natureza solidária das pessoas e através delas a um efetivo enraizamento na comunidade.
 
Em Portugal o “Um Dia Pela Vida” teve o seu início em Coruche em 2005 e, desde então, já teve lugar por todo o país, de Valença do Minho a Elvas, de Castelo Branco a Ílhavo. Pombal, Guarda e São Pedro do Sul, Marinha Grande foram os mais recentes concelhos da Região Centro que acolheram esta iniciativa.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 04 de Agosto 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias