Notícias

Voltar

Ciclo-peregrinação "Dar Voz à Esperança"

29 de Abril 2017 a 13 de Maio 2017
Ciclo-peregrinação "Dar Voz à Esperança"
A ciclo-peregrinação "Dar Voz à Esperança" foi um evento com o apoio do Movaplar do NRS-LPCC que se baseou num percurso de bicicleta para chamar a atenção, de forma saudável, para a problemática do cancro da laringe, que atinge centenas de portugueses todos os anos.
A ciclo-peregrinação teve início na X Asamblea “Del Optimismo” - Encontro Internacional de Laringectomizados - em Vilanova i La Geltrú, Barcelona, na qual dois amigos laringectomizados (Manuel Santos e Pedro Maciel), percorreram 1.350km, em sinal de alerta. A chegada desta Ciclo-Peregrinação a Fátima, no dia 13 de maio, 14 dias após a partida de Barcelona, foi um momento de alegria e emoção.

No dia seguinte, foi organizado um evento pela União de Freguesias de Queluz e Belas, no Parque Felício Loureiro, onde se reuniram representações de Serviços de Saúde Pública Hospitalar, Associações de Solidariedade e claro, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com actividades desportivas e de sensibilização social, para além das actuações de bandas/ grupos de música.
 
Este cancro é pouco conhecido e muitas vezes são realizadas laringectomias totais pois o diagnóstico é tardio. Por este motivo, todas as iniciativas que visem alertar para este problema são indispensáveis e de louvar para que as vozes nunca se calem! 
 
 
Por Núcleo Regional do Sul a 16 de Maio 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias