Porque quem precisa, precisa de nós!

Contribua com o seu donativo

Notícias

Voltar

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação, em escola de Aveiro, debate conteúdos informativos produzidos pela LPCC

16 de Outubro 2020 a 30 de Novembro 2020
Comemoração do Dia Mundial da Alimentação, em escola de Aveiro, debate conteúdos informativos produzidos pela LPCC
Aprender sobre a composição de alguns alimentos do quotidiano, muito em especial, sobre as calorias vazias, fornecidas pelo açúcar, foram alguns dos temas explorados por alunos da Escola Básica de 2º e 3º CEB João Afonso em Aveiro,uma “Escola Contra o Cancro”.
A Escola Básica de 2º e 3º CEB João Afonso em Aveiro, no âmbito dos projetos Escola Contra o Cancro e do projeto PES, assinalou, uma vez mais, o do Dia Mundial da Alimentação no mês de outubro. Para além de exposição dos trabalhos dos alunos, estes puderam explorar em sala, a roda dos alimentos e depois, visualizar e debater os conteúdos informativos produzidos pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, do qual se destaca um vídeo sobre alimentos naturais e processados e uma apresentação sobre a alimentação mediterrânica.
Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de aprender sobre a composição de alguns alimentos do quotidiano, muito em especial, sobre as calorias vazias, fornecidas pelo açúcar. Os jovens puderam perceber que o açúcar está presente até mesmo em alimentos salgados, como o pão ou em produtos considerados saudáveis, como o iogurte. Nem sempre temos a consciência da real quantidade de açúcar escondida nos alimentos. No entanto, ao conhecer melhor os alimentos, as escolhas alimentares serão mais conscientes e corretas. Por essa razão, foram apresentados alguns alimentos de consumo habitual e explorada a sua composição nutricional, com a ajuda da Tabela da Composição de Alimentos de Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
A exploração destes temas, em contexto educativo é tanto mais relevante, quando, atualmente não existe qualquer dúvida de que o excesso de gordura corporal, consumir muitas calorias e a falta de exercício físico estão associados a um risco aumentado de desenvolver muitos tipos de cancro, incluindo o cancro do esófago, colo-rectal, mama, útero e rim.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 03 de Novembro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias