Notícias

Voltar

Como “Prevenir e Sobreviver ao cancro”

03 de Fevereiro 2018
Como “Prevenir e Sobreviver ao cancro”
Tem início no dia 3 de fevereiro, em Aveiro, um ciclo de tertúlias que vai percorrer todas as capitais de distrito da Região Centro, subordinado ao tema “Prevenir e Sobreviver ao cancro”. A iniciativa é integrada nas comemorações dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promove em Aveiro, no próximo dia 3 de fevereiro, sábado, pelas 16 horas, uma tertúlia intitulada “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”. A sessão de abertura conta com a participação de José Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro) e Natália Amaral (membro da direção do LPCC.NRC). A iniciativa, aberta a todos os interessados, decorre no Centro de Congresso de Aveiro. A entrada é livre.
A tertúlia, que vai ter intervenções iniciais de José Carlos Marinho (Médico de Medicina Geral e familiar, Coordenador da Unidade de Saúde Familiar Santa Joana) e Tiago Paredes (Unidade de Psico-Oncologia do LPCC-NRC), vai ao encontro de dois dos objectivos da LPCC: “divulgar informação sobre o cancro e promover a educação para a Saúde, com ênfase para a sua prevenção”, bem como “contribuir para o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico, em todas as fases da doença”. Procura-se assim responder aos desafios do tema da tertúlia - prevenir e sobreviver - e preparar o período de perguntas que se seguirá.
Pelas 17 horas haverá espaço para um momento musical e de convívio com a atuação do “Coro ao Centro”, constituído por doentes oncológicos, voluntários e ainda elementos da direção do LPCC.NRC.
Em todas as realizações das tertúlias terá lugar uma sessão prévia de formação interna dos voluntários de cada distrito. Recorde-se que são várias as áreas de voluntariado do LPCC.NRC: o Voluntariado Comunitário, o Voluntariado Hospitalar (que funciona no Instituto Português de Oncologia de Coimbra e  no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) o Voluntariado de Entreajuda (Movimento Vencer e Viver) e o Voluntariado Ocupacional (Centro de Voluntariado Ocupacional).
 A edição seguinte de “Prevenir e Sobreviver ao Cancro” decorrerá em Viseu, no dia 17 de fevereiro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
 
 ........................................................................

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro em Aveiro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro dispõe de uma delegação em Aveiro onde funcionam o Grupo de Voluntariado Comunitário, o Movimento Vencer e Viver e a possibilidade de consultas de Psico-Oncologia.
O Grupo de Voluntariado Comunitário de Aveiro desenvolve desde 2006 ações de sensibilização para a prevenção e para o diagnóstico precoce do cancro, sinalização de situações de doentes oncológicos com carências socioeconómicas, informação à população e angariação de fundos. Em 2007, foi criada a extensão de Aveiro do Movimento Vencer e Viver, que presta apoio à mulher desde que é diagnosticado um cancro da mama.
A Delegação de Aveiro da Liga Portuguesa Contra o Cancro funciona na Rua de Espinho, nº 19. Para mais informações contactar através do telefone 239 487 490 ou e-mail nucleocentro@ligacontracancro.pt.
 
 .........................................................................

As tertúlias “Prevenir e Sobreviver ao Cancro” constituem uma ação descentralizada da comemoração do quinquagésimo aniversário do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a decorrer em seis capitais de distrito:
 
Aveiro
3 de fevereiro
 
Viseu
17 de fevereiro
 
Leiria
24 de março
 
Coimbra
28 de abril
 
Guarda
9 de junho
 
Castelo Branco
29 de setembro
 
 
 
 
 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 10 de Abril 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias