Notícias

Voltar

Comunidade em ação, em Mangualde, amplia impacto da palavra Vencer

01 de Agosto 2017
Comunidade em ação, em Mangualde, amplia impacto da palavra Vencer
Dou Mais Tempo À Vida® terminou em ambiente de festa para que se retire a carga negativa da palavra “cancro” e se promova a prevenção.
⇒ MAIS DE 28 MIL EUROS ANGARIADOS PARA A LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO

O Grupo de Voluntariado Comunitário de Mangualde do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) ganhou o desafio de Dou Mais Tempo À Vida ® (DMTV): ao longo de três meses, mais de 4.000 pessoas foram abrangidas pelas iniciativas deste projeto comunitário que angariou mais de 28.000 euros, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
 
Entre 7 de abril e 15 de julho, foram quase 300 voluntários, organizados em 24 equipas,  que dinamizaram 43 iniciativas, das quais 19 de sensibilização / educação para a saúde com a presença de profissionais de saúde. E, para além de uma impressionante dispersão geográfica, destaque-se ainda a preocupação de terem chegado com a mensagem da promoção da educação para a saúde e prevenção do cancro, a todas as idades: desde os mais pequenos até aos mais seniores.

Na festa da sessão de encerramento, no dia 15 de julho, Vítor Rodrigues, membro da direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC, explicou que não se devia estranhar uma iniciativa de sensibilização para a promoção da educação para a saúde e a prevenção do cancro decorrer num ambiente de festa, já que “é da maior importância retirar a carga negativa da palavra ‘cancro’, e para a qual iniciativas como o Dou Mais Tempo À Vida ® podem contribuir”.
 
O Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra  sublinhou a importância da ampla divulgação da possibilidade de diagnosticar precocemente a doença, nomeadamente através dos rastreios (dos cancros da mama, útero e colorretal) e ainda o evitar o seu aparecimento através, por exemplo, de hábitos de vida saudável.
 
João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, também presente na cerimónia de encerramento de Dou Mais Tempo À Vida ®, manifestou o grande orgulho pela forma como Mangualde se envolveu e participou, realçando a solidariedade que as pessoas do concelho têm para as causas sociais.
 
Dou Mais Tempo À Vida ® é uma iniciativa que visa a promoção da educação para a saúde e a prevenção do cancro no âmbito comunitário, assim como a divulgação das iniciativas e dos serviços da LPCC de apoio ao doente oncológico e à família.
 

Por Núcleo Regional do Centro a 01 de Agosto 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias