Notícias

Voltar

Conhecer, prevenir e intervir contra o cancro

10 de Maio 2019 a 24 de Maio 2019
Conhecer, prevenir e intervir contra o cancro
Nos dias 10 e 24 de maio, decorre na Figueira da Foz o programa de formação “Cancro: Conhecer para melhor intervir”, dirigida a profissionais de saúde, voluntários, doentes e população em geral. A ação visa proporcionar uma melhor compreensão sobre a doença, e ajudar a desmistificar alguns conceitos
A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC), em parceria com a Liga dos Amigos do Hospital Distrital da Figueira da Foz, organiza nos dias 10 e 24 de maio um programa de formação designado “Cancro: Conhecer para melhor intervir”.
A iniciativa decorre no Auditório do Hospital Distrital da Figueira da Foz e tem a finalidade de proporcionar uma melhor compreensão desta doença e ajudar a desmitificar alguns conceitos, incentivando a comunicação entre os doentes, familiares, amigos e profissionais de saúde sobre o cancro, a segunda causa global de morte em Portugal (INE; DGS/MS). Desde a prevenção à intervenção, a iniciativa abordará a incidência e fatores de risco da doença oncológica, bem como o impacto da doença no doente e família e o papel do voluntariado em oncologia no apoio ao doente.
Dos diversos conteúdos que o programa integra, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor a Liga Portuguesa Contra o Cancro, sua origem, missão, valores e princípios, bem como as principais áreas de intervenção. A apresentação do módulo I, no dia 10 de maio pelas 10h00, é da responsabilidade de Miguel Pina, Coordenador Executivo da LPCC.NRC.
Natália Amaral, Médica e Secretária Direção do Núcleo Regional do Centro, proporcionará uma formação que capacita para um melhor conhecimento sobre o cancro, nomeadamente a incidência de cancro em Portugal, fatores de risco e formas de prevenção. O Módulo “Conhecer o cancro” terá lugar também a 10 de maio, pelas 11h30.
O impacto psicológico do cancro no doente e família é outro dos grandes temas a ser explorado no dia 24 de maio (10h00). Compreender esta realidade e as formas de intervenção em Psico-Oncologia é o módulo apresentado por Eliana Gonçalves, da Unidade de Psico-Oncologia da LPCC.NRC.  Segue-se, às 11h00, o tema do voluntariado em oncologia, no qual os participantes terão oportunidade de saber mais sobre o que é ser voluntário; direitos e deveres; e formas de conduta para uma relação de ajuda efetiva em contexto hospitalar. A apresentação será da responsabilidade de Sónia Silva, da Unidade de Voluntariado LPCC.NRC, e Eduarda Ganho, Coordenadora do Voluntariado Hospitalar da Liga no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
A estrutura da formação é modular, sendo a participação gratuita mas obrigatória e aberta a todos os interessados, através do contacto com a Unidade de Voluntariado da LPCC.NRC (email voluntariado.nrc@ligacontracancro.pt ou do telefone 239 487 490).
 
PROGRAMA INTEGRAL
 
DIA 10/MAIO
10h00        MÓDULO I: A Liga Portuguesa Contra o Cancro
                  Dr. Miguel Pina, Coordenador Executivo LPCC.NRC
                 - Origem, missão, valores e princípios
                 - Principais áreas de intervenção
 
11h15        Intervalo
 
11h30        MÓDULO II: Conhecer o cancro
                  Dra. Natália Amaral, Médica e Secretária Direção LPCC.NRC
                 - Incidência de cancro em Portugal
                 - Fatores de risco
                 - Formas de prevenção
 
DIA 24/MAIO
10h00       MÓDULO III: Impacto psicológico do cancro no doente e família
                 Dra. Eliana Gonçalves, Unidade Psico-Oncologia LPCC.NRC
                 - Compreender a realidade do doente e família
                 - Formas de intervenção em Psico-Oncologia 
 
10H45       Intervalo
 
11h00        MÓDULO IV: Voluntariado em Oncologia
                 Dra. Sónia Silva, Unidade de Voluntariado LPCC.NRC
                 Dra. Eduarda Ganho, Coordenadora Voluntariado Hospitalar no CHUC
                 - O que é ser voluntário
                 - Direitos e Deveres
                 - Recomendações no contacto com doente oncológico no hospital
Por Núcleo Regional do Centro a 09 de Maio 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias