Notícias

Voltar

Dar mais tempo à vida em Sever do Vouga

10 de Março 2018
Dar mais tempo à vida em Sever do Vouga
Lançamento do grande projeto de voluntariado comunitário que vai envolver, durante três meses, os severenses na promoção de um concelho ativo na prevenção do cancro
O lançamento do Dou Mais Tempo à Vida ® em Sever do Vouga decorre no próximo dia 10 de março, sábado, pelas 15h30, no Centro de Artes e Espectáculos. Todos os severenses estão convidados a participar na sessão que vai apresentar a iniciativa e a envolver-se nas várias atividades que vão decorrer durante três meses.
Na Sessão de abertura estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, e Natalia Amaral, Secretária Geral do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Segue-se a comunicação sobre prevenção do cancro, de José Carlos Marinho, médico de Medicina Geral e Familiar, Coordenador da Unidade de Saúde Familiar Santa Joana.
Dou Mais Tempo À Vida ®, projeto que será apresentado nesta sessão por Irina Rocha, é uma iniciativa do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que visa a promoção da educação para a saúde e a prevenção do cancro no âmbito comunitário, assim como a divulgação das iniciativas e dos serviços prestados pela LPCC de apoio ao doente oncológico e à família.
O projeto concretiza-se através do desenvolvimento de diversas atividades onde é promovida a mobilização do indivíduo e da comunidade para a luta contra o cancro, nas suas várias dimensões.
A participação neste projeto pode ser feita através da criação de equipas de voluntários que irão desenvolver atividades de sensibilização para a problemática da doença oncológica e atividades de angariação de fundos. As equipas devem ter um número mínimo de sete e máximo de 15 elementos e podem ser grupos de amigos ou conhecidos, familiares, colegas de trabalho ou de uma coletividade, de um bairro ou aldeia.
Mais informações através do email dmtv.severvouga@ligcontracancro.pt.
O projeto Dou Mais Tempo à Vida ® conta com o apoio do Município de Sever do Vouga e tem a grande festa de encerramento marcada para 16 de junho.
 
____________________________________
O projeto visa intervir em 3 grandes domínios:
| ? | SABER: Capacitar o indivíduo de conhecimentos de saúde visando uma mudança de atitudes e comportamentos para a prevenção do cancro;
| > | AGIR: Promover a responsabilidade individual e comunitária e desenvolver competências que permitam a tomada de decisões conscientes, informadas e responsáveis e a adoção de estilos de vida saudáveis;
| ;) | SORRIR: Estimular a melhoria da qualidade de vida, da felicidade e do bem-estar individual e da comunidade através da participação cívica em atividades de voluntariado socialmente gratificantes, que estimulem a mudança coletiva para comportamentos de saúde e para a consciencialização que está nas mãos de todos (e de cada um) dar mais (e melhor) tempo à vida.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 28 de Fevereiro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias