Notícias

Voltar

des.LIGA aproxima comunidade universitária à prevenção do cancro e educação para a saúde

08 de Janeiro 2020
des.LIGA aproxima comunidade universitária à prevenção do cancro e educação para a saúde
Inserido no projeto des.LIGA, o balanço do 1º semestre de aulas conta com o envolvimento de cerca de 1600 estudantes e de 65 voluntários.
No balanço do primeiro semestre de aulas, o projeto des.LIGA do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) – um projeto de educação para a saúde e prevenção do cancro, através de ações de proximidade no meio universitário – apresenta os resultados do trabalho desenvolvido. Em quatro meses de atividades a sua mensagem chegou a um total de 1600 estudantes. Nos três grupos des.LIGA envolveram-se 65 voluntários, tendo sido organizadas ações diversas como formações,  entre outras, das quais se destaca: Palestra Linfomas; Outubro Rosa e o Natal Saudável, realizadas quer na Universidade de Coimbra, quer na Universidade da Beira Interior e na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra).
Relativamente à última atividade deste semestre, Natal Saudável, os diferentes grupos des.LIGAs marcaram presença e desenvolveram ações em diversas faculdades nomeadamente: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior (27 nov); Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (4 dez); Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (5 dez); Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior (9 dez); Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (10 dez); Coimbra Business School, ISCAC (17 dez); e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (18 e 19 dez).
O principal objetivo desta atividade passou pela consciencialização da quantidade de açúcar que escondem alguns alimentos aparentemente saudáveis.
De salientar que em Portugal, os hábitos alimentares inadequados são o principal fator de risco para o total de anos de vida saudável perdidos pela população. A ingestão excessiva de açúcares simples, per si ou adicionados a alimentos, acrescentando apenas valor energético, tem sido associada ao excesso de peso/obesidade e consequentemente ao risco de desenvolvimento de doenças crónicas associadas, entre elas o cancro.
Numa época propensa a alguns excessos alimentares, os voluntários do des.LIGA, desafiaram os seus colegas a refletirem sobre o açúcar escondido em bebidas açucaradas, bolachas, iogurtes e cereais de pequeno almoço, lançando a pergunta: quantos pacotes de açúcar se escondem... num pastel de nata, num pão de leite, numa garrafa de leite achocolatado ...
Por último, os participantes foram convidados a conhecer alternativas alimentares mais adequadas. Além desta dinâmica, foram entregues, de forma simbólica, envelopes com receitas saudáveis que os estudantes poderão adotar na época natalícia.
Atualmente o projeto des.LIGA está presente na Covilhã, através de protocolo com a Universidade da Beira Interior e em Coimbra, através de protocolo com a Associação Académica de Coimbra e com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

 
Por Núcleo Regional do Centro a 08 de Janeiro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias