Notícias

Voltar

Dia Mundial do Cancro assinalado nos Açores

07 de Fevereiro 2018 a 30 de Abril 2018
Dia Mundial do Cancro assinalado nos Açores
A 4 de fevereiro
O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assinalou o Dia Mundial do Cancro com a realização de diversas iniciativas nos Açores.
O Dia Mundial do Cancro, efeméride celebrada a 4 de fevereiro, é um evento global que une a população em torno da luta contra o cancro. Destina-se a salvar vidas humanas, através da sensibilização e da educação. Representa uma tentativa de criar oportunidades para se falar de cancro, focando diversas temáticas ligadas ao cancro. 
Nesse âmbito o Núcleo Regional dos Açora da LPCC, em colaboração com a Palco 21, promoveu o evento “Sente, Música Açoriana e Portuguesa”, no dia 2 de fevereiro, na freguesia de Santa Cruz das Ribeiras, no concelho da Lajes do Pico.  
O evento teve início com intervenção da coordenadora da Delegação do Faial do NRA/LPCC, Cristina Abrantes, que falou sobre o Código Europeu Contra o Cancro – documento desenvolvido pela Centro Internacional de Investigação do Cancro (IARC) da Organização Mundial da Saúde, que incide nas medidas que os cidadãos podem tomar individualmente para contribuir para a prevenção do cancro–, e terminou com a atuação de diversos artistas locais, nomeadamente, Bruno Rosa, Manuel Costa Júnior, Vânia Goulart & Amigos que interpretarão clássicos da música açoriana, portuguesa e temas originais, e ainda com a presença do DJ Herberto Quaresma, que trouxe sonoridades da música de dança, pop e rock dos anos 70, 80 e 90.
As entradas reverteram na totalidade para o NRA/LPCC, e contou com a presença de cerca de 80 pessoas.
Na ilha do Faial, o NRA/LPCC, em parceria com o Clube Independente de Atletismo da Ilha do Faial (CIAIA), promoveu no 4 de fevereiro, um Trail e Caminhada solidários.
A iniciativa, que teve início no Parque da Alagoa, teve o seguinte percurso: Parque da Alagoa, Avenida, Peter, Canto da Doca, Trilho do Monte Queimado, Casa dos Dabney, Aquário, Trilho do Neptuno, Ermida da Guia, Trilho do Bacalhau, Casa dos Dabney, Praia, Rua da Rosa, Peter, Avenida e terminou no Parque da Alagoa.
O Trail e Caminhada Solidários, que contou com cerca de cento e trinta participantes, teve como objetivo a promoção do exercício físico e alertar para a importância de hábitos saudáveis no dia-a-dia das pessoas e da prevenção do cancro, bem como angariar verbas para a causa.
Na ilha Terceira, realizou-se no dia 3 de fevereiro, no Museu de Angra do Heroísmo, a palestra “Dia Mundial do Cancro”.
A palestra foi composta por dois painéis - “Sobrevivi ao cancro, e agora?”, orientado pela médica oncologista, Andreia Coelho e “Alimentação e Cancro”, da responsabilidade da nutricionista, Tânia Rocha.
O evento, no qual estiveram presentas cerca de 50 pessoas, foi dirigido a pessoas com doença oncológica, sobrevivente e familiares e esteve inserido nas linhas de ação do NRA/LPCC no esclarecimento da população, desmistificando temáticas relacionadas com o cancro, a alimentação e recomendações de um estilo de vida saudável.
Na ilha de São Miguel, a Junta de Freguesia da Matriz do concelho da Ribeira Grande, promoveu uma palestra sobre o cancro – “O que é o cancro? Posso evitar? Tem cura?” –, que decorreu no passado dia 5 de fevereiro, na sede da Junta de Freguesia da Matriz.
A palestra, com cerca de 30 pessoas, teve como objetivo sensibilizar e alertar as pessoas para as causas do cancro e dar a conhecer o trabalho realizado, e serviços disponíveis, pelo Núcleo Regional dos Açores Liga Portuguesa Contra o Cancro, junto do concelho da Ribeira Grande.
A primeira parte da palestra,  foi da responsabilidade da médica oncologista, Gabriela Câmara, e a segunda parte, dedicada à LPCC, foi exposta pela voluntária do NRA/LPCC, Diana Mendonça.
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 07 de Fevereiro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias