Notícias

Voltar

Dia Mundial do Cancro: Diversas escolas da Região Centro dinamizam atividades

31 de Janeiro 2017 a 05 de Fevereiro 2017
Dia Mundial do Cancro: Diversas escolas da Região Centro dinamizam atividades
“Professores contra o cancro” a sensibilizar os alunos e a preparar o futuro
 
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro tem, desde 2013, um projeto de educação para a saúde, “Professores contra o Cancro”, constituído por uma rede destes profissionais de educação que, voluntariamente, nas escolas onde exercem as suas atividades são agentes ativos da prevenção do cancro e representantes da uma mensagem de sensibilização e prevenção da LPCC que, junto da comunidade escolar, contribuem para os esforços desta instituição.
 
Estes professores, presentes em diferentes escolas da Região Centro, dinamizam atividades de promoção da saúde e prevenção do cancro que, tanto podem ocorrer em contexto de sala de aula, como na organização de exposições, na dinamização de sessões públicas ou através de convite a especialistas para falarem em aspetos específicos da importância da prática de uma vida saudável, até à análise de materiais informativos e mesmo pela elaboração de trabalhos pelos alunos.
 
O conjunto de iniciativas propostas pelo projeto “Professores contra o Cancro”, a propósito do Dia Mundial do Cancro em 2017, vai decorrer de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, com propostas diárias em escolas dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu. 
 
COIMBRA
Na Escola Básica Poeta Manuel Silva Gaio, do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, as atividades começam no dia 31, com uma exposição de materiais de sensibilização para diferentes tipos de cancro, localizada num corredor de escola. Nos dois dias seguintes, 1 e 2 de fevereiro, são realizadas atividades com participação ativa de três turmas (duas do ensino diurno e uma do noturno). Os resultados serão tornados públicos, na véspera do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, sexta-feira, com a afixação dos painéis elaborados pelos alunos e através da distribuição dos restantes materiais (os folhetos, cartazes, autocolantes personalizáveis). 
 
158 alunos, de sete turmas vão, durante a manhã de 2 de fevereiro, assistir a sessões de sensibilização para uma nutrição saudável, com a nutricionista Renata Leite, na Escola Básica Martim de Freitas, Coimbra. A ação, específica para os alunos do 8.º ano de escolaridade, é organizada pela equipa de Educação para a Saúde da respetiva Escola.
 
 
VISEU
No dia 3 de fevereiro, sexta-feira, na Escola Secundária Alves Martins, decorre uma intervenção sobre “Epidemiologia e prevenção do cancro”, da responsabilidade de António Morais, Diretor Executivo do ACeS do Baixo Mondego e Presidente da Assembleia Geral do NRC, seguida de debate, às 18h30. 
 
  
Restante Calendário de iniciativas na região centro
 
31 de janeiro, terça-feira
Agrupamento de Escolas Coimbra Centro:  Escola Básica do Poeta Manuel Silva Gaio, Coimbra
 
1 de fevereiro, quarta-feira
Agrupamento de Escolas Coimbra Centro:  Escola Básica do Poeta Manuel Silva Gaio, Coimbra
 
2 de fevereiro, quinta-feira
Agrupamento de Escolas Coimbra Centro:  Escola Básica do Poeta Manuel Silva Gaio, Coimbra
Escola Básica Martim de Freitas, Coimbra
 
3 de fevereiro, sexta-feira
Escola Secundária Alves Martins, Viseu
 

Ações de sensibilização em sala de aula (3 de fevereiro). Escolas participantes: 
 
Castelo Branco:
Agrupamento de Escolas Amato Lusitano
 
Coimbra:
Escola Básica Martim de Freitas
Agrupamento de Escolas Coimbra Centro
 
Guarda:
Escola Secundária da Sé
 
Leiria:
Escola 2º e 3º CEB José Saraiva
Escola Secundária Domingos Sequeira
Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos
 
Viseu:
Escola de 2º e 3º CEB do Viso
Escola Secundária Alves Martins
 
 
 
Por Núcleo Regional do Centro a 25 de Janeiro 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias