Notícias

Voltar

Dia Mundial sem Fumo 2018

06 de Junho 2018 a 07 de Junho 2018
Dia Mundial sem Fumo 2018
O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através da Coordenação do Projecto “Liga-Te”, vem por este meio convidar V. Ex.ª para as comemorações do Dia Mundial sem Fumo no dia 6 de junho de 2018, no Auditório do Jardim Municipal do Funchal, pelas 09h00, com o seguinte programa:
09h:00min – Chegada das escolas ao Jardim Municipal
09h:20min – Entrega dos lanches aos alunos
09h:30min – Boas vindas
10h:00min – Atuação das Escolas da RAM afetas ao Projeto “Liga-te”
12h:30min – Agradecimento pelas Coordenadoras do Projeto “Liga-Te”
12h:45min – Fim das atividades e regresso às escolas
 
Neste âmbito, convidamos toda a população a participar e a dizer não ao tabaco, diga sim à VIDA!
 
Projecto “Liga-Te”
 
Projecto anual que decorre de setembro a junho, coordenado pelo Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, recorrendo a uma metodologia centrada no desenvolvimento de atividades que pretendem sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para a escolha de estilos de vida saudáveis, visando assim a prevenção de cancro e a promoção de saúde.
 
O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado a 31 de maio
 
O dia visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas para que não fumem por tabagismo passivo.
 
O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da OMS, morrem todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco. Um facto alarmante é que destas vítimas, mais de 600.000 pessoas são fumadores passivos. O tabaco é responsável pela morte de 1 em cada 10 adultos.
 
Efeitos do tabaco na saúde
As zonas ventiladas ou exclusivas para fumadores não protegem os não fumadores, mesmo que haja um bom sistema de ventilação e as portas que dividem as duas zonas estejam fechadas. Apenas as zonas 100% livres de tabaco conferem proteção.
Cerca de 40% das crianças estão expostas a fumo passivo em casa. 31% das mortes atribuídas ao fumo passivo ocorre em crianças.
As crianças expostas ao fumo passivo em casa têm duas vezes mais probabilidade de ser fumadores do que as que não são expostas.

Juntos somos mais fortes!
Juntos vamos vencer!
Por Núcleo Regional da Madeira a 02 de Junho 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias