Notícias

Voltar

Dois açorianos representam Portugal nos “Heróis da Esperança 2023”

Dois açorianos representam Portugal nos “Heróis da Esperança 2023”
Projeto “Um Dia Pela Vida”
Os açorianos Estela Alvernaz e Vítor Alvernaz, naturais da ilha do Faial, são os mais recentes embaixadores de Portugal nos “Global Heroes of Hope”/“Heróis da Esperança” em 2023, uma distinção atribuída pela American Cancer Society.
Este galardão, atribuído, em 2022, aos madeirenses Sara Cachuxo e Marta Caires, prestigia a luta de todos os pacientes com cancro, enquanto lidam com os aspetos físicos e emocionais da sua jornada perante a doença, inspirando aqueles que ainda travam esse combate e reforçando a missão de encontrar uma cura.
Os “Global Heroes of Hope” são também o rosto do projeto mundial de angariação de fundos “Relay For Life”/”Um Dia Pela Vida”, baseado na comunidade e que junta a American Cancer Society a outras instituições, sociedades e associações relacionadas ao cancro em diferentes países, entre elas, a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Estela Alvernaz foi nomeada na qualidade de cuidadora do marido, Vítor Alvernaz, diagnosticado com Mieloma Múltiplo, em fevereiro de 2016, e que realizou tratamentos até realizar um autotransplante, em dezembro do mesmo ano, tendo permanecido sob medicação até abril de 2020. Ambos foram considerados “Heróis da Esperança”. A faialense considera que a sua organização oncológica foi um apoio importante em termos de informação e esclarecimento durante o processo e que o seu envolvimento neste projeto visa partilhar a sua experiência de forma a encorajar quem vive uma situação semelhante.
Os "Heróis da Esperança" têm por responsabilidade representar a sua organização, participar ativamente do programa “Global Relay For Life/Heroes of Hope”, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e recrutar outros sobreviventes e cuidadores para participarem nas atividades de organizações relacionadas com o cancro, incluindo o “Relay For Life”, divulgando e promovendo a sua história e as suas fotos.
O projeto teve início em 1985, nos Estados Unidos da América, quando o cirurgião Gordy Klatt organizou a sua própria iniciativa de angariação de fundos para trazer visibilidade ao cancro, arrecadando mais de 27 mil dólares e demonstrando que uma só pessoa pode fazer a diferença. Hoje em dia, o “Relay For Life” é o maior evento de angariação de fundos para o cancro do mundo.
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 11 de Novembro 2022

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias