Notícias

Voltar

Dou mais tempo à vida – Soure 2016 com balanço final extraordinariamente positivo

29 de Agosto 2016
Dou mais tempo à vida – Soure 2016 com balanço final extraordinariamente positivo
Cerca de 200 horas de atividades e ações de educação para a saúde marcam a iniciativa. 305 voluntários, 24 equipas, 58 atividades, chegaram a aproximadamente 5000 pessoas. Mais de 45 mil euros foram angariados com o apoio de milhares de sourenses.
Ao longo de três meses, Soure foi palco de um dos maiores eventos dedicados à promoção da saúde e prevenção oncológica. Neste período um quarto da população do concelho de Soure envolveu-se no projeto Dou Mais Tempo à Vida ® (DMTV).  Em fase de processamento de resultados, o seu sucesso é inspirador. No balanço da iniciativa incluem-se muitas realizações:
 
. 24 Equipas constituídas (distribuídas por todas as freguesias do concelho);
. 305 voluntários inscritos em equipas;
. 45.363,56 euros angariados;
. Realizadas 58 atividades, das quais 23 ações de educação para a saúde contaram com a presença de profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) do concelho de Soure;
. Abrangidas aproximadamente 5000 pessoas;
 
O arranque do DMTV teve lugar a 30 de abril numa ação de educação para a saúde também muito participada pela comunidade. O objetivo traçado neste arranque visou a promoção da educação para a saúde e a prevenção do cancro, assim como a divulgação das iniciativas e dos serviços da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) de apoio ao doente oncológico e à família.

A herança deixada em Soure pelo Dou Mais Tempo à Vida ®, e todos os seus voluntários envolvidos, refletiu-se no sucesso da cerimónia de encerramento de 23 de julho, no Parque da Várzea de Soure. Centenas de visitantes participaram num programa com mais de 15 horas de atividades (desportivas, lúdico-culturais, musicais, educativas...).  

Para além do espaço de alimentação e lazer, a Cerimónia contou ainda com um espaço de saúde, dedicado à prevenção do cancro, onde se realizaram gratuitamente 20 consultas de nutrição e 25 consultas de deteção precoce de lesões cutâneas.

Esteve também presente uma Unidade Móvel de Rastreio de Cancro da Mama da LPCC que possibilitou à comunidade a informação e a sensibilização sobre a importância do rastreio de cancro da mama. É de salientar ainda a presença da USF VitaSaurium de Soure e dos seus profissionais de saúde que informaram e sensibilizaram sobre a importância da realização do rastreio do cancro do colo do útero e colo rectal.

Os números alcançados comprovam o sucesso da iniciativa Dou Mais Tempo à Vida ®, que contou na edição de 2016, com o carinho de todos os Sourenses, e que contribuirá para distribuir mais sorrisos. O valor angariado com o DMTV permitirá “cerca de 200 apoios a doentes com cancro, com carências socioeconómicas”. O donativo geral alcançado representa ainda cerca de 12% de apoio na aquisição de uma unidade móvel de mamografia, no âmbito do Programa de Rastreio de Cancro da Mama.

O projeto Dou Mais Tempo à Vida ® contou com o forte apoio da Câmara Municipal de Soure e Juntas de Freguesia de todo o concelho.

……………………………………………………………
 
Mais sobre “Dou Mais tempo à Vida”
Dou Mais Tempo à Vida ® é uma iniciativa promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Intervém em três grandes domínios:
SABER: capacitar o indivíduo de conhecimentos de saúde visando uma mudança de atitudes e comportamentos para a prevenção do cancro;
AGIR: promover a responsabilidade individual e comunitária e desenvolver competências que permitam a tomada de decisões conscientes, informadas e responsáveis e a adoção de estilos devida saudáveis;
SORRIR: estimular a melhoria da qualidade de vida, da felicidade e do bem-estar individual e da comunidade através da participação cívica em atividades de voluntariado socialmente gratificantes, que estimulem a mudança coletiva para comportamentos de saúde e para a consciencialização que está nas mãos de todos (e de cada um) dar mais (e melhor) tempo à vida.

 
Por Núcleo Regional do Centro a 07 de Dezembro 2016

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias