Notícias

Voltar

Escola de Mangualde vai assinalar Dia Mundial do Cancro com ação de educação para a saúde

Escola de Mangualde vai assinalar Dia Mundial do Cancro com ação de educação para a saúde
A temática “7 sinais de alerta para a prevenção do cancro” é o mote da ação de educação que a LPCC vai promover na Escola Gomes Eanes de Azurara, em Mangualde. A comunidade escolar será assim mobilizada para a luta contra o cancro, iniciativa que decorre no âmbito do Dia Mundial do Cancro.
O Grupo de Voluntariado Comunitário de Mangualde da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) irá realizar, na Escola Gomes Eanes de Azurara, uma ação de educação para a saúde sobre a temática “7 sinais de alerta para a prevenção do cancro”. A ação realiza-se já no dia 4 de fevereiro pelas 10:00h.
Esta iniciativa insere-se no âmbito do Dia Mundial do Cancro (DMC) e tem como objetivos centrais a sensibilização dos jovens para aspetos como a prevenção e diagnóstico precoce do cancro, tendo por base os materiais relativos a este dia.
No DMC, LPCC destaca a relação entre a deteção e diagnóstico precoce, com um aumento de taxa de sobrevivência ao cancro e uma melhoria da qualidade de vida; a importância do investimento em literacia em saúde e a premência da equidade no acesso aos cuidados em oncologia.
"Eu Sou Voluntário e Eu Vou Apoiar” é o tema da campanha global do DMC, que estimula para uma maior consciencialização para a problemática do cancro.
Recorde-se que em Portugal morrem 79 pessoas por dia, três pessoas por hora vítimas de cancro. A previsão para 2040 é de um aumento de 31% da mortalidade. *
 
* Segundo dados do Observatório Global de Cancro (Globocan, 2018), em 2018.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 30 de Janeiro 2020

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias