Notícias

Voltar

Escolas promotoras de boas práticas de promoção da alimentação saudável

09 de Abril 2019
Escolas promotoras de boas práticas de promoção da alimentação saudável
A Escola Básica de 1º Ciclo e o Jardim de Infância de Taveiro desenvolvem, junto da comunidade educativa, iniciativas de promoção de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo de forma positiva para escolas mais amigas da alimentação.
A Escola Básica de 1º Ciclo de Taveiro, uma “Escola Contra o Cancro”, tem vindo a realizar diversas atividades, que visam a promoção da alimentação saudável, junto da comunidade educativa. O presente projeto pretende desenvolver nos alunos competências que lhes permitam adotar estilos de vida saudáveis, tomar decisões conscientes e fazer opções responsáveis, nomeadamente ao nível da alimentação.
Em articulação com o Jardim de Infância de Taveiro, a Escola Básica de 1º Ciclo de Taveiro colocou em curso no ano letivo 2018/2019 um conjunto de atividades. Neste contexto, foi já realizada sessão de sensibilização dirigida a encarregados de educação, e uma sessão de sensibilização dirigida aos alunos.  Interveio, na qualidade de oradora, nestas iniciativas a nutricionista Joana Azenha.
Para além das referidas palestras, a Escola e Jardim de Infância participaram na iniciativa “Os Super Saudáveis”, convidando os alunos a experimentarem alimentos saudáveis e saborosos.
As equipas educativas destes espaços têm mostrado um papel ativo promoção de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo de forma positiva para uma escola mais amiga da alimentação das crianças, e no sentido de levar os alunos a optarem por alimentos saudáveis. A horta escolar é um exemplo. Couves, alfaces e abóboras e uma enorme diversidade de aromáticas (alecrim, manjericão, salsa, entre outras) compõem a horta que tem em vista educar o paladar das crianças.
Por Núcleo Regional do Centro a 09 de Abril 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias