Notícias

Voltar

Festa de Encerramento do projeto “Um Dia Pela Vida” no Faial

31 de Maio 2017 a 31 de Agosto 2017
 Festa de Encerramento do projeto “Um Dia Pela Vida” no Faial
20 e 21 de maio no Faial
A Delegação do Faial do Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promoveu nos dias 20 e 21 de maio, no Parque de Exposições da Quinta de São Lourenço, na Horta, a Festa de Encerramento do projeto “Um Dia Pela Vida” (UDPV).
O evento, organizado pela Comissão Local do projeto do Projeto UDPV, liderado por Bruna Leal, em parceria com a Câmara Municipal da Horta, teve início com uma arruada, às 9h30, do dia 20 de maio, onde estiveram presentes os membros das equipas participantes e população em geral, com concentração junto à igreja dos Flamengos.
A Festa de Encerramento de UDPV teve a particularidade de decorrer ao longo de vinte e quatro horas ininterruptas, havendo, ao longo do dia, diversas e variadas atividades, desde atuações de grupos folclóricos locais, aulas de zumba, dança, música popular, além de exposições, ateliês de beleza, aulas de ioga e ioga do riso, passeios a cavalo, conjuntos de baile e dj’s pela noite dentro.
Um dos destaques da programação do dia 20 de maio, sábado, foi  a sessão de abertura de UDPV, que contou com a presença da Responsável Local, Bruna Leal, da Delegada do Faial do NRA/LPCC, da Secretária-Geral do NRA LPCC, Mónica Martins, da Coordenadora do projeto “Um Dia Pela Vida” do Núcleo Regional do Sul, Filipa Mendes, do Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, e do Diretor Regional do Ambiente, Hernâni Jorge, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores.
Além da sessão de abertura, os principais destaques foram a palestra “Cancro com Humor”, pela sobrevivente Marine Antunes; a Missa Solene, e a cerimónia das Luminárias. No dia 21 de maio, domingo, decorreu a cerimónia de encerramento de UDPV com o desfile da Passadeira da Vida, uma passadeira feita de retalhos que atingiu os 218 metros de comprimento, ao som do hino oficial de “Um Dia Pela Vida – Faial”,
A Festa de Encerramento do projeto “Um Dia Pela Vida” foi o culminar de três meses de trabalho realizado por 22 equipas de voluntários que, ao longo deste período, promoveram várias atividades de angariações de fundos e diversas iniciativas de sensibilização para a prevenção da doença oncológica.
A iniciativa pretendeu mudar a atitude da comunidade face à doença oncológica, educar e informar, angariar fundos.
O mote de UDPV, “Uma ilha unida – num abraço solidário”, impulsionou o projeto na ilha do Faial, numa iniciativa promovida pela LPCC no âmbito do programa internacional da American Cancer Society, que juntou mais de 500 pessoas, incluindo participantes das equipas, comissão local e apoiantes.
Tratou-se da 4.ª edição de UDPV realizada nos Açores, tendo decorrido em 2012 e 2013 na ilha Terceira, nas freguesias da Ribeirinha e da Sé respetivamente, e em 2014 em São Miguel, na Fajã de Baixo.
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 16 de Outubro 2017

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias