Notícias

Voltar

Guarda recebe ciclo de tertúlias “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”

09 de Junho 2018
Guarda recebe ciclo de tertúlias “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”
No âmbito do ciclo de tertúlias que está a percorrer todas as capitais de distrito da Região Centro, Guarda recebe iniciativa que está integrada nas comemorações dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro. Aberta a todos os interessados.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promove na Guarda, no próximo dia 9 de junho, sábado, pelas 16 horas, uma tertúlia intitulada “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”.
A sessão de abertura conta com a presença de Vítor Rodrigues, membro da Direção do LPCC-NRC e de um representante da Câmara Municipal da Guarda. A iniciativa, aberta a todos os interessados, realiza-se no Auditório da Escola Secundária Afonso de Albuquerque da Guarda.
A tertúlia vai abordar os temas “Prevenção do Cancro” com Ana Rita Neto, Médica do Serviço de radioncologia do IPO Coimbra, e “Sobreviver ao Cancro” com António Guilherme de Oliveira, Médico Urologista da Unidade Local de Saúde da Guarda. Os dois especialistas vão assim responder aos dois desafios do tema da tertúlia e preparar o período de perguntas que se seguirá.
No decorrer do encontro, está previsto um momento musical e de convívio com a atuação do “Coro ao Centro”, constituído por doentes oncológicos, voluntários e ainda elementos da direção do LPCC.NRC.
Como em todas as realizações das tertúlias, haverá uma sessão prévia de formação interna dos voluntários de cada distrito, envolvendo as várias áreas de voluntariado do LPCC.NRC: o Voluntariado Comunitário, o Voluntariado Hospitalar (que funciona no Instituto Português de Oncologia de Coimbra e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) o Voluntariado de Entreajuda (Movimento Vencer e Viver) e o Voluntariado Ocupacional (Centro de Voluntariado Ocupacional).
“Prevenir e Sobreviver ao Cancro” vai ao encontro de dois dos objetivos da LPCC: divulgar informação sobre o cancro e promover a educação para a saúde, com ênfase para a sua prevenção, e contribuir para o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico em todas as fases da doença. Integrado nas comemorações dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que vão abranger 78 concelhos da Região Centro, este ciclo de tertúlias vai também passar por Coimbra, Guarda e Castelo Branco.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 15 de Junho 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias