Notícias

Voltar

JOVENS PROMOTORES DE SAÚDE - JPS EM TEMPOS DE PANDEMIA

JOVENS PROMOTORES DE SAÚDE - JPS EM TEMPOS DE PANDEMIA
JPS adaptam-se às novas tecnologia para promover hábitos saudáveis na prevenção do cancro
No inÍcio de cada ano letivo, o Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte desafia os professores a reunir um conjunto de cerca de 12 jovens de início de ciclo (a frequentar o 7º ou o 10º ano de escolaridade), para participaram num projeto - o JPS JOVENS PROMOTRES DE SAÚDE - com duração de 3 anos onde durante este período se investe na educação por pares para cumprir o objetivo de promover a saúde e prevenir a doença oncológica.
Acompanhados pelo professor na escola e por uma técnica da Liga portuguesa Contra o Cancro que visita a escola mensalmente, os jovens de cada escola participam em atividades de desenvolvimento pessoal e social através das quais se estimula o sentido de pertença ao grupo, a autonomia dos jovens e as competências de trabalho em equipa e de desenvolvimento de projetos.
Em tempos de pandemia, os diferentes grupos de Jovens Promotores de Saúde deram continuidade ao seu trabalho tendo substituído as sessões presenciais de acompanhamento e monitorização por sessões online.
Também as estratégias de intervenção foram adaptadas às novas tecnologias de comunicação, mas mesmo com todas estas alterações, a motivação e o empenho na causa da prevenção mantiveram-se fantásticos e os projetos apareceram!

Em 2020, algumas escolas desenvolveram projetos bastante criativos e educativos. Conheça alguns desses projetos:

Eiriz
Os JPS de Eiriz, na impossibilidade de apresentarem presencialmente o seu trabalho, produziram um vídeo sobre o seu percurso de 3 anos dedicados à promoção de saúde e prevenção do cancro, para divulgar pela comunidade escolar. Veja o vídeo aqui.

Póvoa do Lanhoso
Os JPS da Póvoa de Lanhoso decidiram em tempo de pandemia adaptar o seu projeto para promover hábitos alimentares saudáveis nos alunos da escola para a realidade virtual. Assim, ao longo de quatro semanas solicitaram fotografias de frigoríficos saudáveis dos seus colegas enquanto os inspiraram através de atividades online pedagógicas. Produziram também um vídeo em que explicam o projeto aos colegas.

Cristelo
No contexto pandemia pelo COVID-19, os JPS de Cristelo refletiram sobre o que podem fazer pela sua saúde e bem-estar, bem como pela saúde e bem-estar das suas minha famílias, amigos e comunidade, produzindo posteriormente um vídeo pedagógico.
https://youtu.be/FD38wOcpcn8 

Ermesinde
Já no ano passado os JPS do Colégio de Ermesinde realizaram um conjunto de iniciativas que pretendiam sensibilizar para o cancro da pele. Depois da pandemia declarada, consideraram pertinente produzir dois cartazes sobre coronavírus e exposição solar que divulgaram na página de Facebook do Colégio de Ermesinde.

Valongo
Nesta fase em que o assunto mais falado é a Covid-19, o grupo de JPS da Escola Secundária de Valongo não se esqueceu dos doentes oncológicos que também necessitam de ajuda. Assim, decidiram vender máscaras, fazendo dois em um: protegendo a sociedade contra este vírus e ajudando a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN). Nesta angariação de fundos, todo o lucro das vendas, será entregue à Liga, instituição da qual o grupo de JPS faz parte.

Resende
Em tempos de pandemia as JPS decidiram divulgar o Código Europeu Contra o Cancro através das redes sociais.
Assim, produziram o vídeo que divulgaram na conta de Facebook da escola, do município, do centro de saúde e de centenas de contas pessoais. Conta já com cerca de 6000 visualizações.
https://www.facebook.com/MunicipiodeResende/videos/3277432952287970/

Moimenta da Beira
Devido às instruções para confinamento, os JPS de Moimenta da Beira ficaram fisicamente afastados da escola, mas criaram uma conta de facebook “JPS Moimenta da Beira” para darem continuidade à missão escolhidas para os 3 anos de projeto: divulgar o Código Europeu Contra o Cancro! Esta página tem publicações diárias.
https://www.facebook.com/JPS-Moimenta-da-Beira-105766394466449​

EPAMAC
Os JPS da EPAMAC - Escola Profissional De Agricultura De Marco De Canaveses decidiram colaborar com a organização de uma Biblioteca Humana sobre o tabaco, onde convidaram uma técnica do Departamento de Educação para a saúde, uma investigadora do cancro do pulmão e uma ex-fumadora. A sessão aconteceu online no dia 29 de Maio (nas vésperas do Dia Mundial Sem tabaco) e envolveu mais de 50 participantes da escola.

Marco de Canaveses
No sentido de manterem contacto com os colegas da escola, os JPS do Marco de Canaveses, criaram uma conta do Instagram onde partilham semanalmente dicas e informações pertinentes sobre dois temas que consideram primordiais para intervir na comunidade escolar, relacionados com a prevenção do cancro: a alimentação e atividade física!  www.instagram.com/jps_mcn




Por Núcleo Regional do Norte a 13 de Abril 2021

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias