Notícias

Voltar

Liga lança projeto “Os Super Saudáveis” em Oliveira do Hospital

25 de Novembro 2019
Liga lança projeto “Os Super Saudáveis” em Oliveira do Hospital
A iniciativa marca o início de um projeto de intervenção educativa no município, com o objetivo de testar um modelo inovador a nível nacional, através do envolvimento dos stakeholders locais, reforço das competências dos agentes educativos e da capacitação dos pais e encarregados de educação.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) lança projeto “Os Super Saudáveis” no concelho de Oliveira do Hospital. A ação de apresentação decorreu na Sede do Agrupamento de Escolas Oliveira do Hospital, no dia 25 de novembro, com a presença de Graça Azevedo, Assessora da Direção da LPCC.NRC para a Educação para a Saúde e Vice-Presidente da Assembleia Regional da LPCC.NRC; Graça Silva, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital; Carlos Carvalheira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital; e Maria Assumpta Coimbra, Diretora do Centro de Formação Centro de Formação de Associação de Escolas Coimbra Interior.
O projeto “Os Super Saudáveis” é dirigido a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e conta com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral da Saúde e Associação Portuguesa de Nutrição. Foi vencedor do Food & Nutrition Award 2018, na categoria de educação alimentar.
A intervenção educativa “Os Super Saudáveis” resulta de uma larga experiência da Liga Portuguesa Contra o Cancro na área da educação alimentar. Nos anos mais recentes, recorde-se o projeto Comer bem dá Saúde, que envolveu mais de 100.000 alunos, em todo o país.
De acordo com Graça Azevedo “a prevenção primária é uma das quatro áreas estratégicas da Liga Portuguesa Contra o Cancro e que se materializa num vasto número de projetos dirigidos não só aos mais jovens, mas também à população em geral.”
A comunidade educativa - professores, colaboradores não docentes, pais e encarregados de educação), Unidades de Cuidados de Saúde Primários - Saúde Escolar - e as Câmaras Municipais são parceiros estratégicos do projeto. “É nossa expetativa que toda a comunidade se envolva neste projeto, com o mesmo nível de empenho que assistimos durante a sua preparação, para o bem das crianças, desta comunidade”, adiantou Graça Azevedo.
No município de Oliveira do Hospital, pretende-se testar um modelo inovador, a nível nacional, com a introdução de quatro aspetos diferenciadores: 1) Envolvimento dos  stakeholders locais, no planeamento e no desenvolvimento do projeto; 2) Integração de uma componente formativa: reforço dos conhecimentos e das competências dos agentes educativos (educadores e professores de 1º CEB e assistentes operacionais) na área da promoção da saúde e da educação alimentar; 3) Capacitação dos pais e encarregados de educação, na área da educação alimentar; 4) Avaliação do processo e de resultados.
Na escola, no início do projeto cada aluno/a recebe um kit inicial, composto por uma caderneta (pequeno livro explicativo, com dicas sobre os alimentos) e cinco cartas de alimentos, correspondendo a alimentos que as crianças conhecem (água, azeite, batata, ovo e cenoura). Nas cinco semanas seguintes, um almoço e um lanche deverão incluir um alimento com um poder super saudável. Com a ingestão desses alimentos na escola, o professor entrega, ao aluno, as respetivas cartas. No total serão quinze cartas colecionáveis que representam alimentos saudáveis e que foram escolhidos com base nos grupos da roda dos alimentos. À vertente pedagógica junta-se uma componente lúdica, já que o kit completo, contitui um jogo.
Do planemaneto de ações que integram o projeto uma Formação de Professores (Curso, 6 horas, acreditado), a decorrer de 25 de novembro e 2 de dezembro, na Sede do Agrupamento de Escolas Oliveira do Hospital; a Formação para Assistentes Operacionais (Jornadas, 6 horas, acreditado), a ter lugar no Centro Educativo de Nogueira do Cravo; e uma Ação de Sensibilização para Pais a 10 de janeiro de 2020, a decorrer na Escola Básica nº 1 de Oliveira do Hospital.
O arranque d’Os Super saudáveis na escola é feito a partir de 13 de janeiro (com a duração de 5 semanas). A entrega de Diplomas aos alunos participantes vai ter lugar no fim do 2º período de aulas.
 
Por Núcleo Regional do Centro a 27 de Novembro 2019

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias