Notícias

Voltar

Liga Portuguesa Contra o Cancro assinalou Outubro Rosa nos Açores

Liga Portuguesa Contra o Cancro assinalou Outubro Rosa nos Açores
Através do Movimento Vencer e Viver e de parceiros
O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promoveu várias atividades, no âmbito do movimento Outubro Rosa, através do movimento de entreajuda da LPCC, o Movimento Vencer e Viver (MVV), e com diversas entidades regionais.

As atividades tiveram início a 5 de outubro com a caminhada solidária “Vive a Vida”, decorrida na Praia da Vitória, na ilha Terceira, promovida pelo Movimento Vencer e Viver em parceira com a Câmara Municipal da Praia da Vitória. A iniciativa contou com mais de uma centena de pessoas que realizaram uma caminhada de 5.5 km e que, no final, reuniram-se em almoço, no Restaurante Gotas Flutuantes, que teve um custo de 8 euros, dos quais 2 euros reverteram a favor do NRA/LPCC.

No dia 12 de outubro, realizou-se em Ponta Delgada, a caminhada “Pela Prevenção, lance um balão”, organizada pelo Gabinete de Apoio ao Desporto da Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com várias entidades. A iniciativa contou com uma forte mobilização, reunindo mais de mil participantes, tendo o dinheiro das inscrições revertido na totalidade a favor do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Nos dias 18, 19 e 20 de outubro uma comitiva, composta por 16 voluntários do MVV, deslocou-se à cidade do Porto para participar no III Encontro Nacional do Movimento Vencer e Viver, com o tema “Cancro da Mama no século XXI”.  Na ocasião, a comitiva teve oportunidade de participar na formação contínua de voluntárias para o Movimento Vencer e Viver e numa demonstração e formação com a empresa Amoena, especializada em próteses e soutiens medicinais. A deslocação das voluntárias do Movimento Vencer e Viver contou com o apoio de diversas entidades, empresas e particulares.

No dia 20 de outubro, o MVV do Núcleo Regional dos Açores da LPCC, em parceria com o Serviço de Desporto de Santa Cruz da Graciosa, promoveu a caminhada “Vive a Vida” que contou com a presença de cerca de 40 pessoas que percorreram cerca de 5.5km em prol da prevenção do cancro da mama.
 
As comemorações do mês Outubro Rosa terminaram com a palestra intitulada “Cuide de Si”, na Junta de Freguesia da Vila de São Sebastião, na ilha Terceira, a 30 de outubro.

Foi também durante este mês que se desenvolveu a "Onda Rosa”, através da qual diversos municípios e entidades se iluminaram de cor-de-rosa. O MVV, através do seu grupo de voluntárias, distribuiu cerca de duas centenas de lacinhos em diversos estabelecimentos comerciais da ilha Terceira, e cerca de 50 cartazes alusivos ao projeto “Onda Rosa”, em Ponta Delgada.
Todas as atividades realizadas durante o mês Outubro Rosa tiveram como objetivo a sensibilização para a importância da prevenção e combate ao cancro da mama. 
 
O movimento Outubro Rosa, criado na década de 90, nos Estados Unidos da América, visa estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.
A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro.
O Mês de outubro é, nesse âmbito, assinalado por duas efemérides: o Dia Mundial da Saúde da Mama a 15 de outubro, e o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama a 30 de outubro.
 
Por Núcleo Regional dos Açores a 05 de Novembro 2018

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias