Notícias

Voltar

Liga Portuguesa Contra o Cancro e Hospital Particular realizam Curso de Oncosexologia

Liga Portuguesa Contra o Cancro e Hospital Particular realizam Curso de Oncosexologia
O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com o Hospital Particular da Madeira do Grupo HPA Saúde, irá promover um Curso de Oncosexologia, através do qual se pretende fazer uma abordagem aos problemas e disfunções sexuais secundários à doença e aos tratamentos.
O curso será dinamizado pela médica psiquiatra Dra. Lúcia Monteiro, Diretora do Serviço de Psiquiatria e da Clínica de Oncosexologia do IPO de Lisboa, e destina-se a profissionais de saúde, particularmente àqueles que acompanham doentes oncológicos e suas famílias.

Com uma duração de 8 horas, este curso decorrerá no dia 24 de junho de 2023, entre as 9 e as 18 horas, no Hospital Particular da Madeira, podendo a inscrição ser realizada através do QR code disponível no cartaz do evento, com um custo de 10 euros.
Leonor Pontes Leça, psicóloga Clínica e Responsável pela Unidade de Psico-Oncologia do NRM da LPCC, lembra que “a doença oncológica pode impactar de forma significativa a sexualidade do doente e, consequentemente, o seu bem-estar”,  sublinhando que “muitos dos problemas sexuais não são abordados, prevenidos ou tratados, devido a determinados fatores sociais, dificuldades de comunicação e à falta de formação em oncosexologia por parte dos profissionais de saúde”.

Nesse sentido, realça, “torna-se crucial promover a formação dos profissionais de saúde que intervêm com doentes oncológicos, com o objetivo de melhorar a qualidade dos cuidados globais prestado aos mesmos, durante o tratamento ativo e na fase de sobrevivência”.
Por Núcleo Regional da Madeira a 02 de Agosto 2023

Voltar

Sugestões

Apoios & Parcerias